Remasterização X Remake: Qual a diferença?

#Artigo Publicado por JornaldoPinho, em .

Estamos presenciando uma série de anúncios e lançamentos de jogos remasterizados principalmente para a atual geração (PS4 e Xbox One) e por muitas vezes confundimos ou vemos alguém confundir os conceitos de "remasterização" e "remake". Bom, espero que este artigo esclareça todas as dúvidas.

Tanto a remasterização quanto o remake se tratam de relançamento de jogos. A diferença é: que enquanto a remasterização acrescenta apenas algumas melhorias, sejam visuais ou técnicas, ao jogo original, o remake é quase um jogo novo, pois o jogo é reconstruído praticamente do zero utilizando o jogo original apenas como referência.

Uma simples analogia seria: A remasterização é como pegar um bolo velho, que todo mundo já comeu, colocar uma cobertura e vender como novo. O remake é como pegar este mesmo bolo velho e refazê-lo com a mesma receita mas com novos ingredientes.

IMAGEaHR0cDovL2Nsb3VkLmF0dGFja29mdGhlZmFuYm95LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNy9UaGUtTGFzdC1vZi1Vcy1SZW1hc3RlcmVkLVBob3RvLU1vZGUtNzYweDQyOC5qcGc=

A grande questão sobre a remasterização é que ela é feita em jogos que não são tão antigos, como "The Last of Us" que foi remasterizado e é do ano passado e "Sleeping Dogs" que será remasterizado e é de 2012, ou seja, relativamente recentes, e as melhorias não são tão evidentes quanto no remake, o que não justificaria compra-los pelo preço de um jogo novo.

Os defensores deste modelo argumentam que a remasterização de jogos da antiga para a atual geração é muito bem vinda para aqueles que não tiveram a oportunidade de jogar os jogos originais no Xbox 360 ou no PS3, mas se esquecem de que uma simples retrocompatibilidade resolveria este problema. Aliás, a falta de retrocompatibilidade no PS4 e no Xbox One e o crescente número de jogos remasterizados nos faz pensar se existe uma relação entre essas duas coisas. Afinal, é muita ingenuidade acreditar que uma Sony ou uma Microsoft da vida não tem capacidade técnica de colocar retrocompatibilidade nos seus consoles quando em poucos meses conseguem portar um jogo da antiga pra atual geração. A retrocompatibilidade impediria o dinheiro fácil que os jogos remasterizados conseguem obter e até mesmo desvalorizaria os consoles da geração passada e prejudicaria suas vendas, já que em vez de comprar o PS3, o consumidor por alguns dólares a mais poderia ter o PS4 que teria todos os jogos do PS3+os jogos da nova geração. A ausência da retrocompatibilidade nos consoles da atual geração parece mais uma decisão estratégica da empresa do que uma incapacidade técnica.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvMDYvMTIvMjA0NTIzLUNhc3RsZS1vZi1JbGx1c2lvbi0xLnBuZw==

A magia do remake é justamente refazer os jogos mais antigos com a tecnologia atual para "nostalgiar" os fãs do jogo original, que muitas vezes jogaram o jogo na infância, e para tentar atrair o público mais jovem para viver a mesma experiência dos antigos jogadores com gráficos atuais. Já a remasterização, me parece apenas a ganância das empresas de fazerem mais dinheiro na atual geração com um jogo que foi lançado recentemente na geração passada.

Muito obrigado pela sua leitura, espero que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas e não esqueça de deixar sua opinião nos comentários. Até a próxima! :D

JornaldoPinho
JornaldoPinho
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,