Spin Tires, um simulador off-road de caminhões com muita lama e diversão

#Artigo Publicado por gooniecbq, em .

Árvores, muita lama e caminhões russos. Assim se poderia resumir Spin Tires, mas a equipe de Supremacia Geek testou o jogo e podemos afirmar, Spin Tires é muito, muito mais que isso!

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdXByZW1hY2lhZ2Vlay5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvU3BpbnRpcmVzLTAxLnBuZw==

Simuladores de caminhões vem e vão aos montes todos os anos. Alguns para download gratuito, alguns no próprio browser, alguns pagos, enfim... Quando pela primeira vez vi essa hype sobre Spin Tires pensei "que se dane, deve ser só mais um daqueles simuladores de caminhão que você enjôa depois de umas duas horas de jogo."

Pois bem, fico feliz em dizer que eu estava enganado! Após a dica do nosso leitor Luiz Gustavo Coelho, resolvi pesquisar mais sobre o jogo, que foi lançado dia 13/06/2014 (sim, é bem recente - ou não - continue lendo).

Spin Tires é um jogo exclusivo (por enquanto) para PC, disponível pra aquisição via download direto na STEAM ou via Retail Download. O preço é justo pois a diversão é garantida. Veja o vídeo oficial de divulgação:

cWlPdDdTdUhHUE0=

Bora falar do jogo então?

Spin Tires não é um jogo novo, apesar de recém lançado. O simulador de caminhões mais chuta bundas que eu já joguei foi um dos vencedores do prêmio Level Up 2009, da intel na categoria "Melhor jogo otimizado para gráficos Intel".

Depois disso, o jogo do estúdio ooVee, ficou "na gaveta" por um tempo (na verdade os caras estavam trabalhando duro) e foi para o kickstarter em 2013, buscando um pledge de £40.000,00 (40 mil Libras Esterlinas), o que dá aproximadamente 153 mil reais. Com 1847 apoiadores, o jogo conseguiu £60.935,00 (quase 61 mil Libras, ou aproximadamente 235 mil reais). Só isso já seria um bom indicador, afinal, se tem bastante apoiadores é porque é promissor certo? Mas não fica nisso, o jogo teve uma hype muito alta na internet (o que, como eu já disse,me fez desprezá-lo no início), com muitos seguidores em sua página do Facebook, e vários comentários em fóruns, tanto de players quanto de desenvolvedores.

Pois bem, o jogo finalmente saiu e se você não quer entrar na hype da internet nem seguir os conselhos do Sr. Geek Supremo Fodão Pica das Galáxias, melhor piloto de caminhão russo que jamais existiu, pode baixar a Demo do jogo aqui pra jogar assim que terminar de ler esse post!

A Demo já dá uma boa prévia do que é Spin Tires, mas a equipe Supremacia Geek foi mais fundo e testou a versão completa, nela você pode dirigir vários caminhões russos (ou soviéticos) , desde o antigo UAZ até o gigantesco MAZ 537 (um veículo militar), além é claro do dos clássicos Kamaz e Ural entre muitos outros. Spin Tires é divertido e está longe de ser um jogo cansativo. O efeito de deformação do terreno (que é basicamente composto por lama, muita lama) em tempo real dá uma sensação muito bacana ao "pilotar" os caminhões. Outra coisa que todos aqui na equipe Supremacia Geek concordam, é que o jogo oferece um elevado grau de realismo, no que diz respeito a diferenciação de peso e reação dos caminhões.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdXByZW1hY2lhZ2Vlay5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDgvU3BpbnRpcmVzLTAyLnBuZw==

No modo campanha de Spin Tires, você está na Russia em 1980-90. Você recebe um caminhão soviético e ferramentas primitivas de navegação. Sua tarefa é entregar a sua carga enfrentando os mais variados tipos de terreno e para isso você vai precisar projetar um plano de navegação para não perder sua carga durante o percurso, em que seus adversários serão o terreno (lembra que falei da lama? pois é!) e o combustível (se acabar, fu#@%!). Conforme você avança na carreira, é possível desbloquear novos caminhões, obter novos tipos de cargas e missões, melhorias de motor, luzes e outros.

Jogadores estilo "deixa comigo que eu sei o que tô fazendo" tem tudo pra se fu#$%… É sério! O jogo é tipo tolerância zero, se você sair dirigindo igual faz com os carros do GTA vai parar no buraco! Literalmente! O jogo meio que incentiva o modo "se vira maluko". Não tem tutorial (Aqui é jogo pra homem barbado, cabra macho!).

Vale muito a pena fazer reconhecimento de terreno antes de tentar encarar as missões (sair carregando toras de madeira em terreno desconhecido pode ser bem, bem difícil!). Pra isso use os veículos pequenos, eles gastam menos diesel e tem bom desempenho. Vale lembrar mais uma vez que você pode montar a sua própria estratégia, assim, vale a pena tentar explorar as laterais da estrada, onde há menos lama, deixar caminhões de reparo em posições estratégicas e amarrar cabos nas árvores. Outra coisa bacana de usar um veículo pequeno como "scout" é que vai liberar mais áreas no mapa (antes de você ir á determinadas partes elas são encobertas, no mesmo estilo do antigo Comand & Conquer).

Outra coisa importante de se mencionar é que você precisa ter paciência, um caminhão de paciência (haha, engraçada essa né?). Spin Tires não é nenhum fórmula 1, nem mesmo um fórmula truck… aqui é usar a cabeça e bolar boas estratégias, o importante é chegar, não chegar rápido! Acreditem em mim, mesmo assim, é diversão garantida!

Ficha técnica de Spin Tires:

Gênero: Aventura, Simulador, Corrida.

Modos de Jogo: Single-player, Multiplayer Cooperativo.

Platforma: PC (Via Download ou DVD).

Classificação indicativa: PEGI 3+.

Idiomas: Inglês, Russo, Tcheco, Turco, Sueco, Spanhol, Eslovaco, Português (de Portugal), Polonês, Norueguês, Japonês, Italiano, Húngaro, Francês, Alemão, Grego, Finlandês, Holandês, Dinamarquês.

Publisher: IMGN.PRO.

Lançamento: 13/06/2014

Os requisitos mínimos do jogo não asustam, mas se você tiver um hardware mais parrudo o jogo roda melhor (Ah, sério Ara, nossa… nunca pensei nisso!).

Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7, 8.

Processador: Intel / AMD 2.0 GHz.

Memória: 2 GB RAM.

Placa de Vídeo: Geforce 9600 GT ou equivalente, 512 MB RAM.

1 Gb de espaço livre no HD

Outra coisa bacana é que já tem muitos mods (muitos mesmo) para o jogo. Como ele tem uma plataforma que permite a implantação de mods, imeditamente após o lançamento surgiram vários downloads para você incrementar ainda mais o jogo. Basta procurar no Google (ele sabe quase tanto quanto eu!) que você vai encontrar centenas de veículos para acrescentar no seu jogo!

Baixou a Demo? Jogou? Curtiu? Comente aqui embaixo e diga qual foi a sensação de atolar na lama (eu sei que você ficou atolado!). Não esquece de dar aquele joinha e compartilhar o post!

Supremacia Geek
Supremacia Geek #gooniecbq
, Brasil