HD líquido pode armazenar até 1 Tera em uma colher de chá

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vSHdJVDdEa1M1a3VHeXhvRkdxR1dtSkVhdk1vPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzA3LzI5L2NvbGhlcmNoYS5qcGc=

O fato de que as nanopartículas estarão cada vez mais presentes no futuro já é notícia antiga, mas a tecnologia tem evoluído tanto e de formas tão diferentes que criar uma imagem exata do que poderia surgir nesse campo nunca foi fácil. Pois imagine pensar em hard drives líquidos com capacidade de armazenar até 1 terabyte de dados!

Pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Nova York decidiram testar se isso era possível. Simulando técnicas que utilizam agregados de nanopartículas suspensas em líquido, chegaram à conclusão que esses clusters - aglomerados de partículas - são capazes de armazenar mais do que um computador normal.

Funcionando como um Cubo de Rubik (ou cubo mágico), o sistema possui a capacidade de reconfigurar de diferentes maneiras os seus estados de armazenamento. Sobre isso, a pesquisadora Carolyn Phillips descreve:

  1. "Você pode usar os mesmos termos matemáticos do Cubo de Rubik para descrever como todos os rearranjos das nanopartículas são possíveis e alcançáveis".

O líquido é formado por uma esfera central que, cercada por partículas de polímero, toma esse formato. A equipe comprovou que ao esquentar o tal hard drive, a esfera expande e as nanopartículas também, tomando a forma do recipiente, no caso a colher.

Os principais objetivos desse trabalho são usar esse tipo de sistema para detectar poluentes na água, monitorar substâncias em combustíveis, e até mesmo para acompanhar a progressão de tratamentos médicos de dentro do corpo.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque