Sera que as desenvolvedoras são tao ruins assim?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nZW5nYW1lLm5ldC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi8yMDE0LTA2LTA5XzEyLTA3LTEzLmpwZw==

Atualmente cada vez mais vemos pessoas reclamando de valores absurdo de seus jogos, alem de cada vez mais os desenvolvedores estão fazendo uso de DLCs e afins para ganhar um extra. Muito já se discutiu desse assunto, mas como consumidores acabamos por discutir apenas o nosso lado da moeda, taxando as empresas de "mercenárias" e coisar piores. No meu caso inclusive, eu dizia que o uso do kickstater como forma de financiar um jogo e depois não distribui-lo de graça era uma forma de corrupção já que o desenvolvedor não gastava nada de seu bolso e só pegava o lucro. Bom agora gostaria de focar no lado dos desenvolvedores da moeda, o fechamento, compra ou unificação de estúdios tem começado a ser uma constante desde do inicio de sétima geração(não que não houvesse antes disso) o que mostra que algo esta ocorrendo. Para mostrar tudo isso em números vou usar como base dados dos EUA. Nestes dados vou mostrar os valores de 1996 e sua correção conforme a inflação dos EUA. E mostrar em 3 pontos o porque desta situação.

1-Preços de revenda

Comparação com os preços dos consoles em 1996

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzVpYWI0NjUuanBn

Preço do console em 1996: $ 199,99

Preço do console de 1996 com a inflação: $ 293,28

Preço do Mario 64 1996 em 1996: 59,99 $

Preço do Mario 64 hoje após a inflação: $ 87,97

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2dneUo0SDMuanBn

Preço do console em 1996: $ 199,99

Preço do console 1996 de hoje após a inflação: $ 293,28

Preço do Twisted Metal 2 em 1996: $ 47,99

Preço do Twisted Metal 2 hoje com a inflação: $ 70,38

Atualmente

PS4/WiiU/Xbox Preço médio para um jogo de hoje: $ 59,99

Preço médio de jogos atuais em 1996: $ 40,91

O hardware de hoje custa um pouco mais, dependendo do console que você comprar ( $ 72 mais em 1996, para xbox um e PS4 para ser exato) O WiiU em 1996 seria realmente mais barato custando apenas $177,30

2-Preço do desenvolvimento

Como podemos observar o custo do jogo esta muito mais apertado atualmente.

Bom muitos podem dizer que em 1996 para se ter um computador com 3d devia-se desembolsar em media $3000-$4000 e atualmente uns $600. Contudo temos de que lembrar que enquanto este computador de 1996 eram usados para fazer jogos AAA na época, hoje os desenvolvedores usam Workstation que custam em media $8000, fora isso o numero de desenvolvedores tem aumentado cada vez mais e com isso jogos estão batendo recordes de valor de desenvolvimento(GTA 5), alem da media de valores também estão aumentando. Obs: Obviamente os computadores de $600 tambem podem produzir jogos mas neste casso dificilmente sera um com o preço de $60

IMAGEaHR0cDovL2dlYXJudWtlLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wOS9tZXRhbC1nZWFyLXNvbGlkLTUuanBn

3-Preço do apoio

Em 1996 quando um jogo era lançado seja ele bom ou ruim, com ou sem bugs, os desenvolvedores já partiam para outro projeto enquanto as vendas se seguiam "de vento em polpa", hoje com a internet o suporte ao jogo e continuo podendo ultrapassar o primeiro ano de lançamento do produto, principalmente se o jogo possuir multiplayer ou qualquer outra função que envolva a necessidade de um servidor, alem da obrigação em consertar os bugs com patchs. Tudo isso dentro do preço do jogo.

Como podemos ver nem tudo são flores do outro lado do balcão, e como já foi dito por Shuhei Yoshida, presidente da SCE, nem todos os jogos dão lucro e alguns compensa os outros. Então talvez seja hora de pensar duas vezes antes de taxar uma empresa de jogos de "mercenária". Quaisquer erros de concordância ou gramatica favor informar. E como sempre desejo a todos um bom jogo.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,