O mundo Virtual nunca foi tão Real

#Artigo Publicado por wenderblacker, em .

A cada dia que se passa, mais tecnologias estão sendo lançadas e anunciadas. Durante os últimos anos a indústria de games têm ganhado grandes promessas, que poderão revolucionar o que temos hoje como experiência em Video Games.

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Desde 1972 quando foi lançado o primeiro vídeo game da história (Magnavox Odyssey), sempre tivemos como padrão a estrutura console e joysticks. Em 1989 e posteriormente em 1995 a Nintendo tentou mudar um pouco esse padrão, mas sem sucesso devido altos custos e a baixa tecnologia da época que acabou fazendo o Power Glove e o Virtual Boy serem descontinuados rapidamente.

Virtual Boy

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Power Glove

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Mas essa tecnologia evoluiu e novamente a Big N começou a mudar o padrão em 2006 lançançando o Nintendo Wii, com um controles muito diferentes dos casuais, com sensor movimentos, fazendo dele um console um grande sucesso. Posteriormente a Microsoft e a Sony, também aderiram a ideia aos seus consoles, com o Kinect e o PS Move.

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Mas ainda assim os games continuavam lá, em uma tela e o jogador sem poder ter a imersão que sempre desejaram, e é aí que começam as promessas que sempre sonhamos, ser você dentro do game. Pensando nisso algumas empresas começaram a projetar esses sonhos de forma independente e com tecnologias revolucionárias, confira algumas delas:

Oculus Rift

Anunciado em 2012 no site de levantamento coletivo de investimento, KickStarter, o projeto conseguiu conseguiu 2,4 milhões de dólares de seus investidores, podendo assim dar continuidade ao Oculus Rift, que é um dispositivo de realidade aumentada, com sensores de movimento. Atualmente o projeto se encontra sob domínio do Facebook e está em seu segundo kit para desenvolvedores, porém sem data oficial de lançamento.

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Este é o site oficial: http://www.oculusvr.com/

Lá é possível fazer a pré-compra do Oculus Rift DK2 por U$350,00 (aproximadamente R$780,00 por conversão direta).

Outros dispositivos que possuem o mesmo propósito já foram anunciados, como Project Morpheus da Sony, Totem da True Player Gear e Mark 4VR Headset da GameFace.

Virtuix Omni

Também anunciado no KickStarter pela Virtuix no meio do ano passado (2013), a Omni arrecadou o objetivo em pouquíssimo tempo. O dispositivo utiliza uma plataforma escorregadia para simular o movimento de andar, requerendo sapatos especiais que reduzem o atrito ao caminhar. Ele está programado para ser lançado em setembro de 2014.

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Este é o site oficial: http://www.virtuix.com/

Lá é possível fazer a pré-compra do Virtuix Omni por U$499,00(aproximadamente R$1100,00 por conversão direta).

Também existe outro projeto com o mesmo objetivo, Cyberrith Virtualizer da empresa Cyberith GmbH, programado para ser lançado em 2015.

Myo

Produzido pela Thalmic Labs, o projeto que arrecadou 14,5 milhões de dólares, possui a proposta de poder controlar quase qualquer dispositivo por através dos movimentos do braço, para isso desenvolveram o Myo, um bracelete que faz a leitura bioelétrica dos músculos do antebraço para descobrir seus movimentos. O lançamento está previsto para setembro de 2014.

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Este é o site oficial: https://www.thalmic.com/en/myo/

Lá é possível fazer a pré-compra do Myo por U$149,00 (aproximadamente R$330,00 por conversão direta).

Ainda existem inúmero outros dispositivos que prometem novas experiências, mas destes poucas coisas sabemos, como o protótipo anunciado pela Microsoft chamado Xbox IlumiRoom que tem como objetivo transformar todo o ambiente onde você está em um game através de projeções. Mas não tem nenhuma previsão de lançamento por ter sua produção cara demais.

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Não é possível saber se todos esses dispositivos farão sucesso, mas fica cada vez mais evidente que a forma como jogamos hoje poderá mudar drasticamente em breve.

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