Romero: "O PC está para dizimar os consoles através do preço"

#Notícia Publicado por eack.df, em .

Criador de Doom também fala sobre o seu ceticismo em relação à realidade virtual.

IMAGEaHR0cDovL2k5My5waG90b2J1Y2tldC5jb20vYWxidW1zL2w2OC9UamRhL0VBLVhib3gtT25lLVBTNC12cy1QQy5qcGc=

John Romero, criador de Doom, falou sobre, como segundo ele, o PC está atualmente numa posição privilegiada em relação aos consoles e expressou o seu ceticismo sobre uma permanência duradoura da realidade virtual nos jogos.

"No PC vc tem jogos free-to-play e do Steam por cinco dólares" disse Romero em entrevista com o GamesIndustry. "O PC está dizimando os consoles através do preço. O modelo free-to-play já matou uma centena de estúdios AAA" .

Romero acredita que este modelo irá melhorar à medida que vão sendo lançados cada vez mais jogos que o usem da forma correta.

"Todos nos estamos melhorando o design dos jogos free-to-play, freemium, e mais tarde ou mais cedo o modelo vai perder a sua conotação negativa. As pessoas vão-se habituar ao fato de que há um modo de implementá-lo extremamente justo e que a outra forma é a errada. Esperemos que a melhor forma seja facilmente reconhecível pelas pessoas e que a qualidade do design dos jogos freemium melhorem e se tornem num padrão."

"O problema com os consoles," continuou Romero, "é que o ciclo de vida deles demora muito tempo. Com os PC, estamos perante uma plataforma em constante evolução, e que é compatível com as versões anteriores e com o qual podes usar um comando, se quiserem. Se quiserem jogar um jogo desenvolvido no DOS da década de 80 podes fazer isso sem qualquer problema. Com os consoles isso não é possível. Com o PC se quiserem uma máquina mais rápida podem colocar uma nova placa gráfica e mais memória, e terão sempre a melhor máquina que arrebenta com o PS4 ou o Xbox One."

Como já mencionámos, Romero não se mostrou muito entusiasmado no que diz respeito à realidade virtual, isto porque acredita que a tecnologia não se irá impor por ser muito limitada.

"Antes de usar o Oculus, ouvi muitos veteranos da indústria dizendo que isto era algo nunca antes visto. [...] Eu estava surpreendido com o quão maravilhoso era estar num ambiente e mexer a cabeça para fazer mover a câmare como se estivesse a utilizar um mouse. "

"Pensei que isso era espetacular, mas quando observei com mais atenção, não vi um bom futuro para a forma como a realidade está implementada neste momento. Ela enclausura-te e obriga-te a ficarem num só lugar - até mesmo o Kinect e o Move são dispositivos que eu não jogo porque eles te cansam", disse Romero.

"A melhor forma de jogar é com um input mínimo e um output máximo, é desta forma que os jogos funcionam melhor. Quando vemos as pessoas jogando com um mause e teclado, vemos que eles mal mexem os seus dedos e as suas mãos, mas no ecrã vemos movimentos completamente loucos e todos os tipos de coisas. "

Segundo Romero, a única forma da realidade virtual poder vir a ter sucesso era no caso dela ser "vendida com todos os computadores. No PC não há nenhuma forma disso acontecer, isso poderia acontecer nos dispositivos da Apple ou em alguém que quisesse implementar essa tecnologia de base."

Ernandes
Ernandes #eack.df

Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia e com os inferiores uma nobreza.

, brasília
Publicações em Destaque