Parlamentar britânico quer punição igual a ladrões de itens de games

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLmVzdGFkYW8uY29tLmJyL3F1ZS1tYXJpby9maWxlcy8yMDE0LzA3L3RoaWVmLnBuZw==

Um parlamentar britânico espera que ladrões de itens virtuais em jogos sejam criminalmente punidos como se tivessem roubado um objeto de valor idêntico no "mundo real". A questão é que dentro de jogos online, onde há a interação entre múltiplos jogadores, itens como uma peça de roupa do personagem ou uma arma custam dinheiro real - às vezes muito, muito dinheiro -, e esses podem ser trocados ou comercializados entre os jogadores.

A lógica é: se um item desse vale R$ 1 mil reais e ele foi roubado por um personagem-ladrão, o dono do tal personagem deve responder na justiça pelo roubo de um objeto de R$ 1 mil. Ao menos é o que argumenta o parlamentar conservador Mike Weatherley, que também é o conselheiro do primeiro-ministro David Cameron sobre assuntos de propriedade intelectual. Ele está convencendo alguns ministros a considerarem uma lei para botar os infratores dos games na cadeia.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLmVzdGFkYW8uY29tLmJyL3F1ZS1tYXJpby9maWxlcy8yMDE0LzA3L3dvdy5qcGc=

Acontece que Mike é jogador de World of Warcraft, um popular RPG online no qual é muito comum se comercializar itens. Ele explicou sua tese ao Buzzfeed:

"Se você gasta 500 libras-esterlinas para construir suas forças armadas e alguém as rouba online, eu acho que pode se sentir injustiçado e vai querer as 500 libras de volta", disse. "A percepção de algumas pessoas é de que se você rouba online é um crime menor do que se fosse um roubo físico."

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dzLmVzdGFkYW8uY29tLmJyL3F1ZS1tYXJpby9maWxlcy8yMDE0LzA3L3BvbGljZS13b3ctYmJ0LmdpZg==

"Se for uma coisa menor, um item de 5 libras, então eu provavelmente não me incomodaria, mas se eu descubro alguém que tenha feito isso com um item mil vezes mais caro, então claramente é um problema", diz. "É uma questão de escala. Se você é um hacker, por assim dizer, e você roubou dinheiro de milhares de contas, então eu acho que este é um problema de roubo como qualquer outro que precisa ser encarado de forma muito séria."

E você, concorda com o parlamentar?

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque