Eurogamer Portugal entrevista Ashley Johnson de The Last of Us; Confira a entrevista completa
IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvMS82LzkvNC8zLzAvNS9lbnRyZXZpc3RhLWNvbS1hc2hsZXktam9obnNvbi0xNDA1OTM5NDMwOTkuanBnL0VHMTEvcmVzaXplLzYwMHgtMS9xdWFsaXR5LzgwL2Zvcm1hdC9qcGc=
Não foi só a VideoGamer Portugal que entrevistou a atriz Ashley Johnson, a Eurogamer Portugal também teve a mesma oportunidade.
Algumas questões já haviam sido levantadas na entrevista anterior, outras não, confira abaixo a entrevista completa:
IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zcG90bGlnaHRyZXBvcnQubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzAxL3RoZS1sYXN0LW9mLXVzLWJhbm5lci0zLmpwZw==
No seu primeiro trabalho para um jogo, Ashley Johnson convenceu e conquistou, arrecadando o prêmio Bafta, em 2014, pela melhor atuação, em The Last of Us, com a personagem Ellie. Veni, vidi, vici, talvez seja esta a melhor forma de classificar a sua entrada no mundo dos jogos, dando corpo e voz a Ellie, uma das personagens principais do jogo da Naughty Dog.
IMAGEaHR0cDovL2NvbW11bml0eS51cy5wbGF5c3RhdGlvbi5jb20vdDUvaW1hZ2Uvc2VydmVycGFnZS9pbWFnZS1pZC8yOTc1MzJpNzNEMkMzMTJGMkFEODAwMz92PW1wYmwtMQ==
A produção de experiências interativas cinematográficas e realistas, das quais a Naughty Dog emerge como uma das principais impulsionadoras, dá a oportunidade para que atores e atrizes da indústria cinematográfica emprestem o seu talento e desempenho, tornando mais credível mas também mais realistas e emocionais as "cut-scenes" e dentro do jogo.
IMAGEaHR0cDovL3RhbGtpbmdjb21pY2Jvb2tzLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNi9jb3B5LXRoZS1sYXN0LW9mLXVzLWJhbm5lci5qcGc=
O fato da californiana Ashley Johnson ser também uma fã dos jogos da Naughty Dog, terá contribuído para o sucesso da sua participação no jogo, embora o trabalho no estúdio, naqueles moldes, fosse uma descoberta.
Eurogamer: Gostaria de se apresentar aos leitores e comunidade do Eurogamer em Portugal ?
IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1qRHlleU5XOGxxNC9VN0I5N3dudzBGSS9BQUFBQUFBQUN1NC90enVOeTNxb2RwQS9zMTYwMC9BZXgxLnBuZw==
Ashley Johnson: Sim, eu chamo-me Ashley Johnson e desempenho o papel de Ellie em The Last of Us e participei também na gravação de voz e captura de movimentos para a personagem.
Eurogamer: The Last of Us foi a primeira produção de jogos em que participou. Desempenhou anteriormente algum papel que fosse próximo?
IMAGEaHR0cDovL2kyLndwLmNvbS9waXhlbGVuZW15LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wNS90aGUtbGFzdC1vZi11cy1lbGxpZS02MjB4MzQ4LmpwZw==
Ashley Johnson: Esta é a primeira vez que eu participo num jogo. Já fiz alguns trabalhos através da gravação de voz, mas nunca estive num jogo, nem cheguei a fazer captura de movimentos, o que faz desta uma experiência muito diferente.
Eurogamer: Atualmente, muitos jogos oferecem experiências realistas e cinematográficas. Como você vê a diferença entre trabalhar em um filme e em um jogo ?
IMAGEaHR0cDovL3d3dy50d2luZmluaXRlLm5ldC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wMy9UaGVMYXN0b2ZVc19mZWF0dXJlLmpwZw==
Ashley Johnson: Eu penso que atualmente os jogos são criados com recurso às capturas em movimento e a diferença entre esse recurso e a gravação de um filme está, por exemplo, na ausência dos cenários habituais, você tem que vestir estas roupas estranhas, nas quais se procede à captura dos movimentos, tem de imaginar o ambiente à tua volta porque não está lá nada. No essencial são essas as diferenças.
Eurogamer: Como foi trabalhar com a Naughty Dog, uma produtora particularmente conhecida pelas suas produções baseadas em argumentos e com um componente cinematográfico e realista muito forte nos seus jogos? Foi fácil desde o primeiro instante que lhe pediram para desempenhar o papel de Ellie?
IMAGEaHR0cDovL2NyaXRpY2FsaGl0cy5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvbmF1Z2h0eWRvZy5qcGc=
Ashley Johnson: Sim, eu já era uma grande fã da Naughty Dog devido à série Uncharted. Quando fiz a audição para The Last of Us e soube que a Naughty Dog era a produtora eu quis mesmo fazer parte, porque adoro os jogos que eles fazem.
Depois, quando entramos na fase de produção, comecei a ir para o estúdio e a conhecer todas as pessoas envolvidas. A primeira semana de gravação foi contagiante, com um trabalho muito enérgico daquelas fantásticas pessoas e, no final, não posso esconder os elogios à Naughty Dog.
Eurogamer: Nesta versão remasterizada de The Last of Us, você teve que gravar novamente?
IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5ldXJvZ2FtZXIubmV0LzIwMTMvYXJ0aWNsZXMvMS82LzkvNC8zLzAvNS9lbnRyZXZpc3RhLWNvbS1hc2hsZXktam9obnNvbi0xNDA1OTM5MzUyMDguanBnL0VHMTEvcmVzaXplLzYwMHgtMS9xdWFsaXR5LzgwL2Zvcm1hdC9qcGc=
Ashley Johnson: Bom, nós não fizemos mais gravações. Eles trabalharam em vários aspectos do jogo mas no que se falaem gravações áudio, não regravamos.
Eurogamer: Além disso, participou em mais algum elemento desta edição remasterizada?
IMAGEaHR0cDovL3d3dy56b25laW5mby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDUvdGhlLWxhc3Qtb2YtdXMtcmVtYXN0ZXJlZC5qcGc=
Ashley Johnson: Na versão remasterizada eles adicionaram muitas coisas. Há um comentário com Neil Druckmann, Troy Baker e eu, onde observamos "cut-scenes", e conversamos sobre isso. É algo que nós adicionamos para a versão do PS4.
Eurogamer: Ellie e Joel são as personagens centrais em The Last of Us, que passam por uma grande aproximação mas também por momentos de grande tensão. Como foi trabalhar com Troy Baker e como você estabeleceu esse equilíbrio de diferentes personalidades ?
IMAGEaHR0cDovL2ltZzIud2lraWEubm9jb29raWUubmV0L19fY2IyMDEyMDcwMzA1MDc1NC90aGVsYXN0b2Z1cy9pbWFnZXMvMy8zMi9FbGxpZV9hbmRfam9lbF9kcml2aW5nLmpwZw==
Ashley Johnson: O Troy é espantoso, é um ator muito talentoso e, obviamente, já participou em diversos jogos. Ao longo dos dois anos que trabalhamos no jogo ele é quase como família para mim. Aprendi muito com ele e de certa maneira isso afetou a forma como desempenhamos o papel das personagens.
Joel e Ellie têm de ter aquela conexão durante o jogo, pois de outra forma não funcionava.
Eurogamer: Você referiu que teve dois anos de trabalho no jogo. É bastante tempo.
IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcmhlYWRsaW5lcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvM2M2MmE2OTY1MWVjYTJkNGNiM2ZhNjUyODA1ODhhMjcuanBn
Ashley Johnson: Bem, agora que penso melhor nisso. Nós começamos a trabalhar no jogo em 2010, o que é muito perto de três anos. Eu sei que já estava em desenvolvimento pela Naughty Dog alguns anos antes mas a minha participação esteve muito perto dos três anos.
Eurogamer: E outra resposta você disse que tinha jogado a série Uncharted da Naughty Dog. Costuma jogar outros jogos?
IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZm0uY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzAzL3VuY2hhcnRlZF90cmlsb2d5LmpwZw==
Ashley Johnson: Sim, também jogo outros jogos.
Eurogamer: Como foi quando jogou The Last of Us, ao se ver na Ellie, e ao mesmo tempo comandá-la ?
IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlbnMuY2luZW1hY29tcmFwYWR1cmEuY29tLmJyLzIwMTMvMDYvdGhlLWxhc3Qtb2YtdXMtMDYuanBn