Pesquisadores encontraram uma bactéria que se alimenta exclusivamente de eletricidade

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHRyZW1ldGVjaC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDcvZWxlY3RyaWMtYmFjdGVyaWEtbWljcm9iaWFsLW5hbm93aXJlcy02NDB4NDc3LmpwZw==

Nós já sabíamos que existia pelo menos uma bactéria que sobrevivia de eletricidade: a Rhodopseudomonas plustris. Mas, agora, um novo estudo mostrou que existem várias bactérias elétricas e que elas estão em todo o lugar.

Ao contrário de qualquer outro ser vivo na Terra, essas bactérias utilizam a energia elétrica em sua forma mais pura (por exemplo, na forma de elétrons colhidos a partir de rochas e metais) para se alimentar. É como se nós pudéssemos "comer" eletricidade colocando o dedo em uma tomada, por exemplo.

De acordo com Kenneth Nealson, da Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles (EUA), a vida é, em palavras simples, um fluxo de elétrons. "Você come açúcares que têm excesso de elétrons. Nossas células quebram os açúcares e os elétrons fluem através deles em um complexo conjunto de reações químicas, até que sejam repassados ao oxigênio que você respira", explica.

Nesse processo, as células fazem ATP, uma molécula que atua como uma unidade de armazenamento de energia para quase todos os seres vivos. Mover-se em torno de elétrons é uma parte fundamental da ATP.

"A vida é muito inteligente", diz Nealson. "Ela descobre como pegar elétrons de tudo o que comemos e mantê-los sob controle. Na maioria dos seres vivos, o corpo empacota os elétrons em moléculas que podem levá-los em segurança através das células, até que sejam despejados para oxigênio. Essa é a nossa forma de fazer toda a nossa energia, bem como a de todos os organismos no planeta. Os elétrons devem fluir para que a energia seja adquirida. É por isso que quando alguém sufoca outra pessoa, ela morre dentro de minutos. Você para o fornecimento de oxigênio, de modo que os elétrons não podem fluir".

A descoberta das bactérias elétricas mostra que algumas formas mais básicas de vida têm a capacidade de acabar com todas essas etapas intermediárias açucaradas e lidar com a energia na sua forma mais pura - elétrons, colhidos a partir da superfície de minerais.

M2pfZ0oydGVLNUU=

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,