Porque "60 FPS" é tão importante para a nova geração?

#Artigo Publicado por jmr23, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tZWRpYXN0aW5nZXIuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA0L1RoZS1MYXN0LW9mLVVzLVJlbWFzdGVyZWQtbGFyZ2UuanBn

30 frames por segundo ou 60 frames por segundo Essa tem sido uma discussão calorosa no mundo dos games, e que está longe de se chegar a um consenso. Quando os anúncios dos consoles da nova geração foram exibidos, o assunto tomou maiores proporções. Pois com o desenvolvimento dos hardwares, a possibilidade de ter jogos com maior capacidade de frames por segundo se torna cada vez mais próxima.

Para endossar ainda mais a discussão, recentemente a Naughty Dog anunciou que The Last of Us ganharia uma versão remasterizada para o PlayStation 4, e que o jogo irá rodar aos 60 frames por segundo! Mas isso é realmente importante? Jason Gregory, programador chefe da Naughty Dog disse em entrevista à GameSpot:

Em 60 frames por segundo, vendo a mudança de respiração, ou quando um Clicker aparece e você ouve aquele som e a maneira como ele se movimenta muda, porque todas as animações agora estão mais fluídas, e eu acho que isso vai ficar mais evidente agora. E isso vai mudar a experiência no jogo e a maneira que os jogadores experimentam isso.

Afinal, qual é a diferença entre 30 fps e 60 fps. Muitas pessoas não se importam ou não percebem as diferenças entre um ou outro. Bem, desde o surgimento do cinema no final do século XIX e início do século XX, os produtores e pesquisadores do meio, descobriram que quando se sobrepõe imagens em diferentes posições em sequência e as passam em velocidade, dá se a impressão de movimento. Para exemplificar veja o vídeo abaixo:

bUZQS0I5dTRYcmc=

E essa técnica também é aplicada no mundo dos jogos. E a relação entre gráficos e frames por segundo se torna muito importante na experiência de se jogar qualquer titulo. Pois quanto mais fps, mais rápido são as animações mas os gráficos têm que ser reduzidos, e o contrário também é válido.

OURGYk5uM1lwV00=

Os jogos de tiro em primeira pessoa quase que padronizaram 60 frames por segundo, pois se faz necessário que as interações se dê de maneira rápida, ou então você pode ser atingido e não ter tempo de reagir, mas jogos de mundo aberto precisam de fps mais baixos pelo tamanho do jogo, ou o hardware não suportaria.

Mas agora com essa nova geração, as esperanças ficam renovadas para que se alinhem gráficos e fps, e torne a jogatina mais imersiva e realista com gráficos potentes e movimentação rápida. E esse primeiro teste pode vir com o lançamento do exclusivo de PS4, The Last of Us: Remastered, que terá lançamento no final deste mês nos Estados Unidos e início de agosto no Brasil.

JmR23
JmR23 #jmr23
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil