Os próximos lançamentos AMD Radeon R9 2xx e R9 3xx

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tLzJFM3dNUnYuanBn

Estamos próximos de começar a "dança das cadeiras" das placas de vídeo neste ano, para os próximos meses AMD e Nvidia devem começar a apresentar novos modelos de GPUs desta e da próxima geração, até a metade de 2015 a grande maioria das novidades já devem estar no mercado mas até lá ainda temos muito a entender (todos nós), então vamos começar a digerir todas as informações que temos até o momento começando pela AMD que parece estar mais adiantada no desenvolvimento.

Novas R9 29x e R9 28x ainda este ano

A AMD deve adicionar novos modelos de alto desempenho na linha Radeon R9 29x e R9 28x, já comentamos por aqui sobre uma possível uma substituição das já veteranas R9 280 e R9 280X com modelos que possuiriam características parecidas em desempenho mas com maior eficiência no gerenciamento de energia (mais frias e mais econômicas), porém as informações encaminham para um reposicionamento mais complexo.

O site Videocardz conclui que existe também uma nova placa com chip Hawaii XTX deve ser lançada como R9 295X, o que sugere uma placa com desempenho superior a R9 290X, ela deve ser a single GPU mais rápida da AMD no mercado a ser lançada este ano.

Ainda na série R9, as placas R9 280 e R9 280X equipadas com chips Tahiti XTL herdados das velhas HD 7950 e HD 7970 podem receber novas "companheiras", isso porque os modelos com chips "Tonga" que possuem especificações parecidas com os Tahiti XTL (apenas com clocks maiores) não aposentariam R9 280 e R9 280X, na verdade eles iriam continuar no mercado apenas aumentando a gama de opções e preços da série R9 28x. Os dois novos modelos equipado com chips Tonga seriam as R9 285 e R9 285X.

R9 3xx para o próximo ano

As primeiras informações "semi-oficiais" sobre os chips de alto desempenho que devem equipar os modelos top Radeon R9 395X2, R9 390X, R9 390 vem da Synapse Design, uma empresa que possui entre seus clientes a AMD. Eles divulgaram dados sobre dois novos chips finalizados, um deles é o "Bermuda" que deve dar vida as placas top, será o maior chip já construído pela AMD com uma expectativa de desempenho até 60% superior aos Hawaii XT (R9 290X).

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2VUdmxqZTAuanBn

Apesar de manter a fabricação de 28nm as características do chip permitem um desempenho equivalente aos de 20nm. Devido as especificações de fabricação as placas devem trabalhar em frequências elevadas de até 1GHz e tolerar altas temperaturas, o que sugere que nos modelos top a AMD pode optar por se utilizar desta tolerância, algo que pode também resultar em placas "esquentadinhas" mas que poderia ser driblado com um bom sistema de refrigeração.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3FyWWNscWguanBn

O outro chip revelado pela Synapse poderia ser o codinome "Fiji" e deve equipar as placas Radeon R9 380 e R9 380X, ele será menor que o Bermuda e deve operar em frequências mais baixas, ainda assim, deve ser capaz de oferecer um desempenho até 56% superior que os atuais Hawaii XT (R9 290X) se utilizar clocks idênticos.

Quanto a este segundo chip revelado existem ainda opiniões diferentes, enquanto alguns afirmam ser o codinome Tonga devido ao seu tamanho parecido com os Tahiti que será lançado este ano outros dizem ser o Fiji que chegaria apenas no próximo ano.

Como os chips entram em fase de testes nas próximas semanas deveremos ter novas informações e benchmarks em breve.

Fiquem a vontade para opinar ou adicionar informações nos comentários, conforme as fontes podemos ir atualizando e esclarecendo melhor.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque