10 Coisas que todo jogador deveria saber sobre os produtos que compram

#Artigo Publicado por goukibrasil, em .

1. Jogos são feitos para fazer dinheiro não para fazer vocês amarem eles, é melhor um jogo ser considerado ruim mas monetizar de maneira lucrativa do que atender a anseios dos jogadores. Em suma jogos atende a necessidade do público não a vontade propriamente dita do cliente. Entretanto uma Franquia promove satisfação, clientes devem ser satisfeitos com o comprado para comprar mais, é muito mais sobre realização do que satisfação.

2. No mundo real os gêneros de jogos estão cada vez menos sustentáveis. Se olhar para 95% dos jogos de hoje todos são Adventures, com elementos de RPG, em progressão linear, com gameplay shooter. Os padrões de espécies de jogos eletrônicos foram formados por revistas especializadas afim de promover a critica e depois e depois pelo controle de distribuição sobre que tipo de produto vendido. Hoje os jogos não são sobre o produto, são sobre o argumento, a maioria dos desenvolvedores não vendem mais um game de ação ou aventura, vendem uma ideia, uma franquia.

3. O que é uma Franquia? Franchises. Jogadores não entendem a franquia. Jogadores entendem muitas vezes que franquia significa um jogo composto. Halo tem pelo menos 6 jogos então ele é uma franquia, porém uma franquia pode ter apenas um único jogo, isso não importa. Franquias são "marcas" não produtos, Halo é uma franquia não pelo produto mas pela marca "Halo" e dentro dessa franquia existe dezenas ou centenas de produtos. Uma franquia é um reduto de domínio sobre licenças de produto sobre uma marca comercial, entidade ou grupo. Exemplo; Halo não somente tem produtos voltados para jogos mas periféricos eletrônicos, Brinquedos, revistas, livros e mais. Isto tudo forma a cadeia de franquias Halo, assim como existe uma cadeia de franqueados para Gran Turismo, para Gears of War e para cada marca de jogo lançado.

4. Produto e serviços. Você realmente sabe a diferença dos dois e onde se enquadra os jogos e consoles que compram? Product "Merchandising" é algo que você compra na loja e é seu. É algo que pode ser negociado, é algo tão similar como uma geladeira, um carro, uma casa, é algo que em tese se torna um bem de longa duração e conserva valor de propriedade. Já um Serviço é um bem intangível, significa que você não pode ter propriedade dele e sim usufruir de suas propriedades. A incapacidade do cliente em possuir um serviço vem da sua falta de capacidade de se separar do provedor. Você pode ter uma conta no banco, mas não pode ter o banco, você pode ter um serviço hospitalar particular mas não ter um médico. Os serviços não podem ser perecíveis, não podem ser revendidos ou renegociados por seus aderentes uma vez que está preso a uma marca ou provedor. Serviços geralmente tem contratos estipulados pelas empresas servidoras cabíveis de atualizações e mudanças conforme suas necessidades, contratantes tem o direito de concordar ou não com com as regras de prestação estipuladas. Os jogos de hoje são um misto de produtos e serviços ao mesmo tempo que você vai na loja ainda comprar seus consoles e jogos, vocês estão se filiando aos serviços que eles trazem.

5. Produto Núcleo, Básico e Ampliado. Que tipo de produto é seu jogo?

Produto núcleo "CORE" é o tipo de produto que é focado em satisfazer a necessidade do cliente por si só. Uma ferramenta, uma panela, um abridor de latas você não precisa de manuais para usar isso, você não precisa de curso especializado, não precisa de manutenção, nem de suporte caso de problema. Os jogos já foram CORE, Atari, Telejogo, Gamewatch's não precisavam de qualquer tipo de serviço de qualidade.

Produto Básico "Business" este tipo de produto está amarrado a algum tipo de serviço integral "Qualidade de Serviço", seja a necessidade de manutenção, suporte ou especialização para se lidar com este produto. Pra isso a empresa fornece serviços de qualidade, seja na forma de manutenção e suporte, garantias ou seguradora ou atualização de software no caso de eletrônicos e recalls em caso de defeitos. Ou seja o produto básico não supre a total necessidade imediata, os serviços que a ele são pendurados que fazem este trabalho. O NES da Nintendo pode ser identificado como primeiro servidor de qualidade.

Por fim Produto Ampliado que vende um produto para levar algum tipo de serviço a seu consumidor. Um receptor de TV a cabo pode ser comprado para assinar o pacote de canais, uma impressora pode ser comprada mas existe a necessidade de uma empresa de manutenção e reposição de papeis e tinta. Jogos de hoje são objetivamente vendidos como um produto ampliado, PSN, Live, Updates, são todos dos vários tipos de serviços atrelados aos consoles assim como a própria introdução de produtos franqueados. O objetivo central é a autoproteção dessas marcas contra a concorrência ou baixa demanda.

6. Jogos de hoje não podem ser colecionáveis porque deixaram de ser Bens Tangíveis para se Tornar Serviços. OK você ainda tem seu cartucho Gold de Zelda? É melhor guardar ele bem pois não verá mais jogos assim. Embora os jogos de hoje tenham edições de colecionador eles não podem ser propriamente colecionáveis pois eles não são produtos íntegros. Você não poderá jogar sua coleção de Halo em 2050 integralmente a menos que a Microsoft dessa época continue a promover serviços sobre Halo onde provavelmente você terá que comprar o game novamente já que eles fornecerão serviços ao console dessa época não ao seu atual console. Franquias não são dos seus clientes, mas sim de suas marcas, e elas não estão nem um pouco interessadas em permitir seus clientes de ter algum tipo de controle sobre suas propriedades.

7. Produtos se valorizam, franquias se desvalorizam. Um fenômeno que acontece com as Franquias é que elas tem muito valor em sua época de atividade devido ao Marketing de promoção mas a longo prazo eles perdem significância pela obsolência do serviço diante da concorrência. As pessoas hoje valorizam cartuchos de Atari que foram enterrados a mais de 30 anos porém será que em 30 anos valorizarão jogos de PS4 e One? Não. Porque estes jogos valem por serviço não pelo produto.

8. Usados ou alterações nos produtos não pode. A maioria de vocês não entenderam por que marcas brigam tanto quando seus usados são vendidos, e isso é bem simples. Diferentemente da pirataria que não pode ser contabilizada, usados converte em concorrência para produtos novos. Um produto de segunda ou terceira mão inflige a perecibilidade do serviço, afetando a demanda corrente afinal os outros proprietários do produto usado estariam ou não usufruindo do serviço sem está vinculados diretamente a marca. Por fim os jogos não podem ser hackeados ou os consoles alterados pois este feito separa o produto do controle franqueado, a menos que o serviço estabeleça regras adequadas o usuário não pode criar conteúdo exclusivo e tal conteúdo é de inteira propriedade da marca por fazer parte da franquia tendo que ser declarado.

9. Desenvolvedores Indies são meramente considerados clientes não franqueadores. Seja no Steam, ou na Live quem faz jogos mas é independente não é realmente um parceiro e sim um cliente de um tipo de produto diferenciado daquele de consumo. Desde engines gráficas até modos de edição são produtos destinados ao público desenvolvedor, o produto vendido é tecnologia, introdução de mercado e publicidade. Serviços de vendas da mesma forma que trabalham sobre a satisfação do cliente quando vendem produtos, trabalham sobre a satisfação do desenvolvedor quanto a entrada do mercado.

10. Por que as empresas passaram a comercializar jogos como franquias ao invés de produtos? Autoproteção de seus próprios nomes e principais marcas. Franquias são tão marcas como mas marcas que as promovem. Microsoft não tem apenas Xbox, mas tem Halo, Forza, Gears of War todas grandes Franquias. Sony não tem apenas o Playstation mas sim Gran Turismo, God of War, Uncharted, e Nintendo tem Mario, Metroid e Zelda. Quando essas empresas falam de franquias referente a esses jogos eles não falam do jogo ou produto eles falam da ideia, quando a Nintendo diz que faz jogos criativos eles não falam do produto e sim que a ideia é ser diferente, cada uma tem sua tipologia de promover sua ideia e buscarão formas de proteção caso tais ideias possam sofrer ameaças.

Shin
Shin #goukibrasil
, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque