Material: Esta é a nova interface do Android (presente no Android "L")

#Notícia Publicado por fullmetalchemistry, em .

Google mostra um pouco do que está por vir na nova versão do Android.

Desempenho, bateria e notificações são as principais novidades do Android L.

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvZ29vZ2xlLWFuZHJvaWQtbC02MDB4MzM1LnBuZw==

O Google está apresentando hoje, durante o Google I/O, algumas novidades que estarão disponíveis na próxima versão do Android. Chamado apenas de "L", o novo Android traz uma interface totalmente renovada, baseada em uma iniciativa chamada Material Design, que será adotada também no Chrome OS e na web. Além das mudanças visuais, há melhorias nas notificações e no desempenho.

Notificações

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvYW5kcm9pZC1sLW5vdGlmaWNhY29lcy02MDB4MzM3LnBuZw==

As notificações são exibidas diretamente na tela de bloqueio em um estilo parecido com os cards do Google Now. Você pode interagir com as notificações ali mesmo, e rolar a tela para visualizar o resto. De acordo com o Google, o sistema de notificações agora analisa o comportamento do usuário para exibir apenas os alertas realmente interessantes.

E há um novo tipo de notificação: se você estiver jogando e receber um convite para participar de uma chamada em vídeo, por exemplo, a notificação aparecerá no topo da tela e poderá ser eliminada facilmente com um gesto, para que ela não atrapalhe sua jogatina. Funciona de maneira parecida com a notificação em "banner" do iOS.

Desempenho

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvZGVzZW1wZW5oby1hcnQucG5n

Por padrão, as versões atuais do Android usam a máquina virtual Dalvik para executar aplicativos. No Android L, esses aplicativos rodarão exclusivamente no Android Runtime (ART). Na prática, isso significa que o desempenho irá melhorar bastante: o Google afirma que, mesmo sem modificações no código, a performance pode até dobrar. O gerenciamento de RAM também ficou mais eficiente.

O ART foi desenvolvido do zero para funcionar em dispositivos com arquitetura ARM, x86 ou MIPS. Além disso, ele suporta instruções de 64 bits, abrindo caminho para chips como o Snapdragon 810, o poderoso da Qualcomm que estará disponível nos smartphones e tablets topo de linha lançados a partir de 2015.

Há ainda otimizações para jogos. A ideia do Google é acabar com a diferença existente entre os gráficos de PCs e os gráficos de dispositivos móveis. Embora haja uma grande diferença entre uma placa de vídeo enorme e uma GPU minúscula dentro de um smartphone, o Google lembra que essa desvantagem está diminuindo cada vez mais.

Bateria

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvYW5kcm9pZC1sLWVjb25vbWlhLWJhdGVyaWEtNjAweDMzMy5wbmc=

Depois do Project Butter, que melhorou o desempenho do Android a partir do Jelly Bean, o Google começou a trabalhar no Project Volta. Agora, a intenção é melhorar a duração da bateria dos dispositivos. Para os desenvolvedores, o Google vai disponibilizar ferramentas para que eles descubram quais recursos de seus aplicativos estão gastando mais energia e possam otimizá-los mais facilmente.

Para os usuários, há um modo de economia de energia. Quando ativado, a taxa de atualização da tela, a frequência do processador e o acesso a dados passa a ser menor. O Battery Saver pode ser ativado automaticamente quando a bateria atingir um nível determinado pelo usuário. Diz o Google que, no Nexus 5, esse recurso é capaz de aumentar a autonomia em até 90 minutos no dia. Não há milagre, mas qualquer minuto adicional é válido.

Interface

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvYW5kcm9pZC1sLXRlY2xhZG8tNjAweDMzNi5wbmc=

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvZ29vZ2xlLWFuZHJvaWQtbC1nbWFpbC02MDB4NDQyLnBuZw==

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvYW5kcm9pZC1sLW11bHRpdGFyZWZhLTYwMHgzMzUucG5n

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvYW5kcm9pZC1sLWRpc2NhZG9yLTYwMHgzMzcucG5n

O Android ganhará a maior mudança na interface desde o Ice Cream Sandwich. Nós publicaremos um texto mais detalhado em breve só para falar do Material Design. Enquanto isso, fique com algumas imagens do que o Google já mostrou:

Quando chega?

O Google ainda não disse quando a versão final do Android L começará a chegar ao público. A partir de amanhã, os proprietários do Nexus 5 e Nexus 7 poderão instalar uma versão de desenvolvimento. O Android L ainda é apenas uma prévia, logo, podemos esperar por mais novidades nos próximos meses.

trolomokgualfor
trolomokgualfor #fullmetalchemistry