Evolucão depende de oportunidades extremamente raras, mostra experimento com moléculas

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5zY2llbmNlZGFpbHkuY29tLzIwMTQvMDYvMTQwNjE4MjIwNTU0LWxhcmdlLmpwZw==

Historiadores podem apenas especular em como poderia se parecer, mas uma equipe de biólogos estudando proteínas antigas aumentaram as especulações. Os pesquisadores ressuscitaram uma antiga proteína muito importante para os seres humanas extinta há centenas de milhões de anos usando métodos biológicos para determinar o ponto original de partida.

Procurando esses passos de evolução alternativa, os pesquisadores descobriram que a proteína- um receptor do estresse hormonal- não poderia ter evoluído sua função moderna a não ser que duas mutações extremamente improváveis ocorressem. Essas mutações não tinham efeito na função da proteína, mas sem essas mutações a proteína não toleraria suas evoluções posteriores. Ao verificar milhares de possíveis eventos alternativos, os pesquisadores acharam nada que pudesse permitir a proteína de evoluir no meio moderno.

"Essa proteína extremamente importante só existe por causa de uma pegadinha do destino." Diz o o pesquisador Joe Thornton, professor de ecologia e evolução humana e genética da Universidade de Chicago. "Se resultados são amplos- e nós pensamos que elas provavelmente são- então muitas das funções de nosso corpo funcionam por causa de chances muito improváveis que ocorreram no passado." Ele afirma.

O estudo foi publicado e financiado pela the National Institute of General Medical Sciences (R01-GM104397. R01-GM081592, e F32-GM090650), pela the National Science Foundation e pela Howard Hughes Medical Institute.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.