Dinossauros tinham sangue entre o quente e o frio, diz estudo

#Notícia Publicado por fliperama_escudo, em .

Os cientistas acreditam que, por ter um metabolismo intermediário, os dinossauros conseguiram se impor no ambiente, pois não precisavam comer tanto quanto os mamíferos para manter sua temperatura

IMAGEaHR0cDovL3ZlamEwLmFicmlsbS5jb20uYnIvYXNzZXRzL2ltYWdlcy8yMDEyLzUvNzc2NjEvZGlub3NzYXVyby1zYXVyb3BvZGUtNjIwLXNpemUtNTk4LmpwZw==

Os dinossauros não tinham sangue frio, como o dos répteis de hoje em dia, nem quente, como os mamíferos e os pássaros modernos. Eles teriam sangue "morno", de acordo com estudo publicado nesta sexta-feira na revista Science.

isso significa que os dinossauros estariam em uma classe intermediária entre os animais endotermos - como nós, que produzem o próprio calor - e os ectotermos - como lagartos, que precisam da energia do ambiente para se aquecer. Eles seriam mesotermos, como os tubarões brancos, atuns ou a équidna, mamífero primitivo que bota ovos.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade do Novo México, dirigidos pelo biólogo John Grady, analisaram os anéis de crescimento de ossos fossilizados de várias espécies, assim como a evolução de seu tamanho, desde o nascimento até a idade adulta. Os resultados foram comparados com uma base de dados de 400 animais mortos e vivos.

Desde a descoberta dos primeiros fósseis de dinossauros no século XIX, os cientistas debatem se eles seriam animais de sangue frio ou quente.

No estudo, os cientistas consideraram que, por ter um metabolismo intermediário, ou seja, por serem capazes de gerar parte do próprio calor, os dinossauros conseguiram se tornar animais grandes e se impor no ecossistema, já que não precisavam comer tanto quanto os mamíferos para manter sua temperatura.

fliperama_escudo
fliperama_escudo
, triangulo das bermudas
Publicações em Destaque