Comprar desktop ainda vale a pena?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3dhei5jb20uYnIvYmxvZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi82ODc4NjQtNjAweDMzMS5qcGc=

A grande aposta da indústria de tecnologia é a mobilidade. O boom começou com os laptops, depois vieram os tablets e os smartphones, que a cada dia assumem mais e mais funções antes restritas aos computadores. Entretanto, os desktops não estão com os dias contados. Há uma série de motivos pelos quais ainda é vantajoso investir em uma máquina dessas. Separamos aqui os principais. Confira:

Performance que dói menos no bolso

Atualmente, é possível comprar laptops a preços bem acessíveis. Tablets e smartphones também possuem custo razoavelmente baixo. Entretanto, se você quer uma máquina potente, capaz de jogar games de última geração ou editar vídeos com efeitos gráficos avançados, um desktop é a opção mais indicada.

Isso porque é possível montá-lo com ótimas configurações por um preço muito mais baixo que um laptop. Já aparelhos como tablets e smartphones ainda não alcançam o nível de processamento e performance que os computadores.

Pesquise e compare: um ótimo desktop, com um processador de ponta, placa de vídeo de qualidade e muita memória RAM irá custar bem menos que o equivalente em um laptop. Isso ocorre por vários motivos. Um dos principais é que peças para máquinas portáteis precisam ser menores e envolvem engenharia mais complexa, o que aumenta os custos.

IMAGEaHR0cDovL3dhei5jb20uYnIvYmxvZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi91bm5vQjEzLnBuZw==

Customização e upgrade da sua máquina

Os desktops também possuem outra vantagem em relação aos seus parentes portáteis: podem ser amplamente customizados. A maioria deles permite uma série de modificações como, por exemplo, adicionar um drive em SSD além do disco rígido convencional, dar um upgrade na placa de vídeo e adicionar mais e mais pentes de memória RAM.

Isso permite montar e escolher a sua máquina como você preferir ou ainda transformar um computador ultrapassado em outro completamente novo. Já nos laptops, várias dessas modificações podem ser limitadas devido à engenharia dos componentes - ou sair por um preço muito mais alto.

IMAGEaHR0cDovL3dhei5jb20uYnIvYmxvZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi9pbnN0YWxsX3NpbV9tZW1vcnkuanBn

Manutenção mais barata

A lógica é a mesma da customização: é muito mais fácil reparar e trocar um componente defeituoso no seu desktop do que em um computador portátil. Além de ser mais fácil mecanicamente, você irá encontrar mais diversidades e poderá comprar peças por preços mais baixos.

Pense bem: é muito mais simples - e barato - comprar um novo monitor para um desktop que trocar a tela de um laptop. O mesmo vale para um teclado externo de um computador fixo em comparação ao teclado embutido do portátil.

A segurança da não-portabilidade

Justamente por não serem portáteis, desktops costumam se envolver menos em acidentes de percurso, como quedas, perdas ou mesmo furtos. Quem não conhece alguém que tenha esquecido seu laptop no banco do táxi ou deixado cair a máquina no chão? Desktops, por sua vez, estão mais protegidos desses riscos e ainda costumam ser mais resistentes a quedas e solavancos.

Assim, desktops são uma boa opção para quem precisa ter uma máquina de backup, por exemplo, como estação de trabalho segura, ou mesmo para utilizar como um servidor na sua casa para guardar arquivos importantes e conectar os outros computadores. Essa opção, inclusive, não exige um desktop de última geração e pode ser uma boa finalidade para uma máquina mais antiga que não precisa ir para o lixo.

Alie o desktop aos portáteis

Possuir um desktop não significa dizer não às máquinas portáteis. Pelo contrário: uma excelente combinação é investir em um computador de alta performance, ideal para assistir a vídeos, jogar games e utilizar programas de criação gráfica, enquanto você possui outra máquina portátil, como um laptop mais simples ou mesmo um tablet, para tarefas do dia-a-dia como redigir textos, montar apresentações e utilizar aplicativos.

IMAGEaHR0cDovL3dhei5jb20uYnIvYmxvZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNi9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Com as diversas possibilidades de computação em nuvem, é fácil transferir arquivos e sincronizar contas entre dispositivos diferentes, permitindo que você explore o potencial de cada um no que possuem de melhor para oferecer.

Você não abre mão de um desktop no seu dia a dia? Conte para nós. Diga também se você combina o desktop com dispositivos portáteis e qual a sua forma de utilizar cada uma das máquinas.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por DreadnaughtBR,
#Games, Por VSDias55,