Oculus Rift para galinhas colocaria aves para viver na Matrix

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL25vdGljaWFzL2Jsb2dzL29tZy9maWxlcy8yMDE0LzA1L2dhbGluaGEtcmlmdC5qcGc=

A possibilidade de vivermos dentro de uma realidade virtual já foi abordada nos cinemas com o clássico Matrix, e certamente discutida em muitas conversas por aí. E mesmo que ninguém ainda tenha provado que nosso mundo existe mesmo, já estamos imaginando como seria colocar nossos companheiros de Terra em uma realidade simulada.

Chamada de Second Livestock, a proposta do professor de design Austin Stewart é dar uma espécie de Oculus Rift para galinhas. Com o equipamento, as aves passariam a viver em um ambiente aberto e livre, bem diferente das granjas apertadas - e bem parecidas com aquelas em que ficavam os humanos na ficção dos irmãos Wachowski - em que ficam hoje. Ou seja, em teoria, seria um tratamento bem mais "humano".

Na imaginação do designer, que trabalha na Universidade do Iowa, o projeto ainda envolveria plataformas com esteiras para que os animais ainda conseguissem andar pelo local. Eles precisariam ser criados desde pequenos com os equipamentos, no entanto, para que se acostumassem desde cedo com a realidade alternativa que habitariam: um espaço limpo e espaçoso, com direito até a comida decente.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL25vdGljaWFzL2Jsb2dzL29tZy9maWxlcy8yMDE0LzA1L2dhbGluaGEtcmlmdC0yLWUxNDAwMTk4MjU3MjQ2LmpwZw==

Parece cruel, mas a ideia de Stewart é mais fazer um experimento social do que colocar a proposta em prática. "O objetivo do projeto é questionar como nós sabemos o que é melhor para os outros ou o que é um tratamento humano", disse ele ao site Ames Tribune. "E também atentar a como estamos nos tratando - vivemos hoje em pequenas caixas como as galinhas."

Porém, como notou o TechCrunch, esses questionamentos filosóficos não significam que o designer não colocaria o projeto em prática. Ao Tribune, ele disse que testaria a tecnologia nas aves, mas "em parceria com um cientista, para que o experimento não fosse anti-ético". Por ora, dá para saber mais sobre a proposta pelo vídeo abaixo e no site oficial - bem convincente, por sinal.

Anônimo
Anônimo