Microsoft deve lançar Windows como serviço - WAAS

#Notícia Publicado por rbmarques, em .

A Microsoft está no processo de mover todas as principais plataformas para um modelo baseado em assinatura, no qual o Office 365 é o exemplo mais conhecido, e aparentemente o Windows também seguirá esse caminho.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDQvd2luZG93cy1zZXJ2aWNvLXdhYXMtMi5qcGc=

A Microsoft disponibilizou no site de vagas da empresa uma nova vaga de emprego para Engenheiro Sênior de Desenvolvimento de Software que se focará no Windows como Serviço - WaaS.

WINDOWS COMO SERVIÇO - WAAS

Atualmente a mundo de TI está acostumado com três tipos de Serviços:

Software como Serviço - SaaS que é uma forma de uso ou comercialização (aluguel) de software em que o fornecedor do software se responsabiliza por toda infraestrutura e funcionamento. Na prática o SaaS substitui o software que você instalaria no seu computador.

Exemplos: Gmail e Outlook.com (pois eles substituem software de e-mail como o Live Mail), Office365 (substitui o Office 2013 que seria instalado no seu computador), e qualquer outra aplicação que faz via internet tudo que você faria com um programa no seu computador.

Plataforma como Serviço - PaaS é um serviço que disponibiliza via internet um ambiente que permite desenvolvedores criarem, testarem, executarem e trabalharem conjuntamente em aplicações, tornando desnecessário montar uma estrutura física de alto custo. No PaaS as aplicações necessárias (.NET, Java, SQL, MySQL, Oracle) estão prontas para uso. Exemplos: Google App Engine e Microsoft Azure Services.

Infraestrutura como Serviço - IaaS é um serviço que disponibiliza via internet um ambiente completo que substitui a infraestrutura de uma empresa. Com isso, ao invés da empresa comprar servidores, sistema operacional, banco de dados, aplicações, roteadores, firewall, disco rígido, etc. ela "aluga" essa mesma infraestrutura na nuvem (internet).

Exemplos: Micorosft Azure, Amazon Web Services.

O Windows como Serviço - Waas seria um SaaS "turbinado" no qual o usuário comum teria muito mais liberdade de uso do software (nesse caso o sistema operacional). De acordo com a postagem no Microsoft Careers (tradução livre):

"Nós somos uma equipe focada no desenvolvimento de serviços que permitirá que a Microsoft possa oferecer Windows como Serviço. Você ajudará a construir a plataforma de software que permitirá provedores de serviço adicionarem seus serviços no novo programa para consumidores da Microsoft.

Você irá criar e desenvolver serviços dos parceiros que resultarão em uma melhor experiência para o consumidor desse novo programa, e também terá a oportunidade de colaborar com várias equipes da Microsoft cujo foco é encantar os clientes que participarem desse programa".

A publicação é bem clara: a Microsoft está em pleno desenvolvimento da plataforma do Windows via web e pretende trabalhar com provedores de serviços para levar seus produtos para o novo sistema operacional.

Como funcionará?

Até agora ninguém sabe (exceto o time da Microsoft que está trabalhando nele), mas eu filosofo o WaaS desta maneira:

Você comprará um computador por um preço baixíssimo (muito mais barato do que hoje) com Windows pré-instalado, e ele precisará estar conectado à web para ser configurado. Ali você definirá quais serviços (programas) você quer utilizar no Windows: antivírus (Kaspersky, Avira, Norton, AVG…), media player (Windows Media Player, VLC…), navegador, etc, e eles serão instalados remotamente no seu computador.

A atualização para novas versões será automática e gratuita, e obviamente todas as apps do seu Windows Phone e Windows 8.x também serão automaticamente instaladas no WaaS.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDQvYWxpZW53YXJlLXdhYXMuanBn

O preço dos computadores será muito mais baixo pois o fabricante (HP, Dell, Lenovo…) também lucrará com serviços próprios embutidos no WaaS (backup de dados, por exemplo): isso será um incentivo PERFEITO para as vendas de computadores novos: bons computadores com preço de tablet, mas muito mais potentes e completos.

E o melhor de tudo: certamente haverá versão gratuita do WaaS (adeus pirataria!) aonde a Microsoft e seus parceiros lucrarão com uma pequena mensalidade por alguns serviços como backup de dados, Skype (x horas de ligação gratuita), Office, jogos (do nível do XBOX) e descontos em apps (seis meses de aulas gratuitas de inglês, por exemplo), etc…

Rafael Barros
Rafael Barros #rbmarques
, Várzea Grande - MT
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,