O Xbox One é Capaz De Superar O Ps4 Em Vendas?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

Essa geração de consoles está a todo o vapor. Mal completamos 6 meses de corrida e a disputa entre Sony e Microsoft está ficando cada vez mais interessante. Os números atuais de vendas podem dizer o contrário, mas tudo pode e provavelmente começará a mudar a partir do mês que vem.

A briga iniciou bem antes do lançamento em si dos dois videogames (assim como qualquer luta de UFC). A Microsoft anunciou intenções ousadas para a oitava geração de consoles e recebeu uma soco bem dado no meio da boca com a conferência da Sony na E3 de 2013, que além de anunciar um preço mais barato para o PlayStation 4, ironizou a política que a MS pretendia implementar no Xbox One.

A desaprovação veio, forçando a Microsoft a voltar atrás e abrir mão de suas decisões. Nada de "always-on" e proibição de jogos usados.

Em novembro, com o lançamento dos consoles em diversos países do mundo, a corrida começou oficialmente. O preço elevado do Xbox One ainda assustava muitos dos consumidores, o que favoreceu o PlayStation 4 nos primeiros meses (em especial na Europa) e contribuiu para um salto grande na liderança - até abril, o Xbox One havia vendido cerca de 5 milhões de unidades contra mais de 7 milhões do PS4, uma diferença considerável já que ambos haviam sido lançados há apenas 5 meses.

Para se ter uma ideia melhor, a diferença no número de vendas entre o Xbox 360 e o PlayStation 4 em outubro de 2013, ou seja, 8 anos após o início da sétima geração era de 3,7 milhões a favor do 360. Na Europa, a diferença era de apenas 1 milhão a favor do PS3. No Canadá, 500 mil a favor do console da Sony. E na Austrália, a diferença era de apenas 200 mil a favor da empresa japonesa.

Pois bem, vamos ao que realmente interessa. Não é fácil analisar se o Xbox One é capaz de ultrapassar o PlayStation 4 no mercado em um futuro breve. Ninguém na indústria de games é uma reencarnação da Mãe Diná (desculpa, Michael Pachter), então não podemos prever mudanças inesperadas por parte da Microsoft e Sony, como o anúncio recente do lançamento de uma edição do One sem Kinect por 100 dólares a menos (de R$2299,00 para R$1999,00 no Brasil).

Contudo, é possível ter uma ideia simples da movimentação do mercado baseado nos dados do NPD em relação à sétima geração de consoles. O NPD avalia apenas os Estados Unidos, mas é uma fonte de confiança pois o país representou cerca de 30% das vendas na última geração e foi o "salvador" do Xbox 360, já que o console vendeu 10 milhões de unidades a mais que o PS3 por lá (a maior diferença em todo o mercado mundial).

Vou destacar o número de vendas antes e depois de eventos grandes condizentes ao 360 e PS3 e no fim de ano, época em que os videogames vendem até 5 vezes mais que os meses anteriores.

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy53b3JkcHJlc3MucHhiLm5ldC5ici5zMy5hbWF6b25hd3MuY29tLzIwMTQvMDUvVGFiZWxhLU5QRC5wbmc=

Tabela NPD

É possível ver que quando um evento considerável ocorre, as vendas daquele console aumentam bem mais em relação ao mês anterior do que o concorrente. A maior diferença vem justamente no lançamento do Kinect, o sensor que revolucionou os videogames.

Não sabemos quando um outro recurso com funcionalidade inédita como o Kinect pode dar as caras na oitava geração. O fator surpresa é justamente o que pode ditar a vitória do One ou do PS4, assim como aconteceu com o Xbox 360, que estava atrás do PS3 antes de novembro de 2010. O boost do sensor foi gigantesco, impulsionando as vendas do console no mundo inteiro.

Além disso, nota-se que o 360 se saiu bem melhor que o PlayStation 3 no acumulado dos meses de novembro e dezembro entre 2006 e 2011. São 14.683.500 unidades contra 8.702.000 do PS3. Um fator importante que influencia nas vendas de fim de ano são os exclusivos. Muitos jogos das franquias Gears of War e Halo foram lançados de setembro até novembro. Essas são duas das séries que são capazes de levantar a venda de consoles com um único título. O lançamento de um novo Halo é iminente, só precisamos de uma data oficial. E também há rumores de que um novo Gears of War será anunciado na E3 em junho.

Vale ressaltar também que o Xbox One chegará a 26 mercados em setembro de 2014, dos quais a maioria só possui o PlayStation 4, incluindo 15 países na Europa, onde o massacre da Sony é ainda maior - nos últimos dias de março, o PS4 vendeu 7 vezes mais que o One: 180.000 unidades contra 25.000, e no Japão, cuja maior revista gamer, a Famitsu, surpreendeu ao revelar que 60% dos seus leitores pretendem comprar um Xbox One.

Eu não vejo a Microsoft parando por aí com as novidades para o Xbox One. Me parece que o Phil Spencer, principal responsável pela divisão do Xbox desde março de 2014, chegou pra fazer a diferença e abrir os olhos e ouvidos da empresa, escutar o consumidor e suas vontades.

Por esses motivos, vejo o One superando o PS4 em vendas mundiais entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016, quando ambos consoles estiverem na marca das 20~25 milhões unidades vendidas para cada lado.

Porém (e esse porém merece muito destaque), duvido muito que a troca de liderança pare por aí. Tivemos a sorte de ter os dois concorrentes lançando seus aparelhos com semanas de diferença, o que proporciona respostas mais rápidas à uma decisão acertada da outra empresa, especialmente porque os dois consoles possuem hardwares e públicos não tão diferentes.

Como eu venho dizendo há alguns meses, essa oitava geração está apenas começando. Precisamos torcer para a concorrência entre Microsoft e Sony, pois somente assim elas aprimorarão suas máquinas e a nossa experiência.

ATENÇÃO: Todos os dados contidos nesse post utilizaram como fonte relatórios da NPD e anúncios oficiais da Microsoft e Sony. Nenhuma informação foi manipulada ou inventada.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,