Aplicativos da Samsung não são populares, diz relatório

#Notícia Publicado por fullmetalchemistry, em .

IMAGEaHR0cDovL2ZzMDMuYW5kcm9pZHBpdC5pbmZvL3VzZXJmaWxlcy8xNzk5NDc0L2ltYWdlL2JyX3RlYXNlci5KUEc=

De acordo com um relatório da Localytics, o Galaxy S5 já totaliza 0,7% de todos os aparelhos Android ativos no momento, vale lembrar que o dispositivo chegou dia 11 de abril ao mercado mundial. Porém, por mais que os dispositivos da Samsung sejam os mais populares, os aplicativos desenvolvidos pela fabricante sul-coreana não são. Uma recente pesquisa mostrou que os usuários não ligam para os apps nativos da Samsung.

Assim como a maioria dos usuários de smartphones, os donos de um Samsung preferem usar o Facebook, o Whatsapp ou o YouTube ao acervo nativo de softwares da fabricante. Isso é tão verdade que, segundo a empresa de pesquisa de mercado Strategy Analytics, eles passaram uma média de sete minutos por mês utilizando aplicativos da Samsung, mas 11 horas deste mesmo período no Facebook.

IMAGEaHR0cDovL2ZzMDEuYW5kcm9pZHBpdC5pbmZvL3VzZXJmaWxlcy80MTEwMzgyL2ltYWdlL0JOLUNMODk0X3NhbWFwcF9FUl8yMDE0MDQyMjAzMTExOC5qcGc=

A questão aqui é que a fabricante é a primeira que vem à mente quando pensamos em bloatware, aqueles aplicativos que vêm pré-instalados e só podem ser desativados, mas não desinstalados sem acesso administrativo do celular. E, para se ter uma ideia, um aplicativo como o ChatON, o app de messagens instantâneas da Sammy, é usado em média por apenas 6 segundos no mês.

Claramente a empresa possui um desafio no quesito software de qualidade, especialmente quando comparado com empresas como Google, Facebook e Twitter. O vice-presidente da Strategy Analytics, Barry Gilbert, foi bem direto ao afirmar que a empresa precisa desenvolver aplicativos melhores:

Obviamente, a posição dominante da Samsung no mercado é um ideal para o investimento em serviços de conteúdo próprios com base na marca, mas a Samsung deve desenvolver um conjunto diferenciado de aplicativos que irá ressoar com a sua base chave de usuários.

Sinceramente, acho uma pena ver a quantidade de softwares da Samsung apenas ocupando a memória interna dos dispositivos da marca, sem uso, fadados ao esquecimento na gaveta de apps. E, aqui temos o exemplo da Samsung, mas tenho certeza que o chapéu também serve para outras grandes fabricantes do mercado mobile mundial.

E aí, qual é a sua média de uso dos aplicativos nativos da sua fabricante? Confesso que depois que passei a usar o Moto G sinto muita falta do Walkman, da Sony.

trolomokgualfor
trolomokgualfor #fullmetalchemistry
Publicações em Destaque