Apek lança TV com sistema Windows 8 por até R$ 27 mil

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzA0L3RodW1icy90aHVtYi0yMTA0NTAtdHYtcmVzaXplZC5qcGc=

A fabricante brasileira Apek lançou na noite da última terça-feira (15/04) sua primeira linha de TVs com sistema Windows 8 e tela sensível ao toque. Os aparelhos serão chamados de Maxpad e contarão com três opções de telas: 39 polegadas, 50 polegadas e 64,5 polegadas. Os preços são de, respectivamente, 16 mil reais, 21 mil reais e 27 mil reais. Os dispositivos são descritos como "computadores completos dentro de TVs".

O Maxpad possui um processador AMD A10 quad core com velocidade máxima de 3.8 Ghz, placa gráfica ATI Radeon 4660, 8GB de memória RAM, webcam da videochamadas, conexões Wi-Fi e Ethernet, SSD de 60GB e mais um HD de 500GB para armazenamento de arquivos. A tecnologia touchscreen é proprietária da fabricante, baseada em sensoriamento óptico AQS, chamada de Apek Quad Sensor.

O Max Remote permite que o televisor seja controlado à distância. Em um lado há os botões comuns de um controle remoto universal e no outro o usuário pode digitar textos em um teclado e comandar o sistema Windows. O aparelho pode ser posicionado na parede ou um suporte.

"Vimos uma janela de oportunidade com o Windows e notamos o que acontecia com o mercado. Ninguém quis apostar ainda em TVs, apesar de haver rumores de que a Apple entraria nesse segmento com algo além da Apple TV". afirmou Rafael Tonelli, diretor comercial da Apek. "Nenhuma empresa tem o mesmo sistema operando na mesma plataforma, o que dificulta o desenvolvimento. O consumidor não se atraiu tanto pelas smart TVs porque elas ainda não oferecem a experiência que elas gostariam de ter. Esse produto inaugura um novo segmento." O executivo acredita que esse lançamento seja um passo em direção à unificação da plataforma de televisões inteligentes.

O novo aparelho tem acesso a todos os aplicativos disponíveis na Windows Store para o sistema Windows 8. O display do aparelho tem suporte a até seis toques simultâneos. Há conexões de HDMI e vídeo componente, além de duas portas USB 3.0 e mais 6 USB 2.0 que podem ser usadas para levar filmes à TV a partir de um pen-drive. "Se você considerar tudo que ele embarca e tudo que ele pode substituir, ele não é um produto caro", declara Tonelli.

Um recurso interessante é o aplicativo exclusivo chamado de Touch TV. Como ele, o usuário pode pausar a programação, fazer uma captura de tela e pesquisar a imagem no Google ou publicá-la no Facebook. Além disso, é possível editar a foto.

Tonelli afirmou que as atualizações de software ocorrerão diretamente de acordo com a disponibilização de uma nova versão ou patch do Windows, sem o intermédio da Apek.

Além disso, as TVs podem armazenar temporariamente até duas horas de programação, mas os conteúdos não podem ser gravados como em um software de filmagem de tela por questões legais, evitando dessa forma a pirataria.

Os produtos têm foco tanto no mercado corporativo, quanto no de consumo. Sendo assim, o comércio acontecerá por meio da rede da Fnac e diretamente com a Apek, inicialmente. A expectativa é de que 1 mil aparelhos sejam vendidos em 2014 e 50 mil nos próximos cinco anos. Vale notar que a webcam das TVs pode ser usada para videochamadas e, no futuro, contará com uma tecnologia de reconhecimento facial, segundo a empresa.

As TVs estarão disponíveis nas unidades da Fnac no Morumbi, na Av. Paulista, em Pinheiros e em Campinas.

O Maxpad foi desenvolvido e é fabricado no Brasil, apresentando um índice de nacionalização na faixa de 70%. Todo o processo de desenvolvimento foi realizado por um grupo de profissionais da fabricante que levou quase dois anos para concluir o trabalho.

"Obviamente, parte da tecnologia embarcada no produto é fornecida por empresas estrangeiras, como é o caso dos painéis de LED LCD, com apenas cinco fabricantes no mundo", explica Tonelli.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.