Star Citizen: Alpha revela contradições da Cloud Imperium Games

#Notícia Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9yb2JlcnRzc3BhY2VpbmR1c3RyaWVzLmNvbS9tZWRpYS8xMmZtdXpxbHRoa3Axci9wb3N0X3NlY3Rpb25faGVhZGVyL1ZvaWRBbHBoYS0yLmpwZw==

A Cloud Imperium Games, responsável pelo MMO Space Sim Star Citizen, em desenvolvimento desde 2011, e que consegue fundos desde 2012 via método crowd funding, onde o jogador contribui com dinheiro e recebe benefícios que incluem a cópia do jogo, acessos a Alpha/Beta entre outros rewards, apresentou nesta semana esclarecimentos sobre as vagas disponíveis para jogar o jogo desde o Alpha, que deve ser liberado este mês de acordo com as últimas previsões (era para ser lançado em dezembro de 2013).

Na campanha inicial e durante um bom tempo, a empresa afirmava que iria liberar somente 200.000 slots, o que fez muitas pessoas comprarem o jogo antecipadamente para garantir tal vaga. Mais tarde, alegando que haviam conseguido mais dinheiro (afinal, no ínicio tinham a expectativa de 2 milhões de dólares, mas hoje já tem algo próximo de 42 milhões de dólares, através de cerca de 300.000 backers), aumentaram para 250.000 slots.

Com o fim destes slots próximo, a empresa apresentou um FAQ que deixou muitos de seus backers de cabelo em pé.

Nos esclarecimentos, a CIG simplesmente contrariou a promessa de exclusividade aos backers iniciais e liberou o acesso para todas as pessoas que quiserem entrar depois do primeiro módulo lançado, bastando apenas pagar 5 dólares por cada versão dos módulos lançadas (além da compra do pacote do jogo) para ter tal acesso, alegando que seria este dinheiro necessário para as despesas de adicionar tal suporte aos servidores, apesar de já ter quase 42 milhões de dólares, quantia 8x maior do que afirmavam ser necessário para de fato lançar o jogo completo, com suporte a milhões de usários.

Uma contradição que causou muito barulho em diversos forums do jogo espalhados pelo mundo, mas que a empresa tenta com aparente sucesso controlar, apagando threads que são abertas em seu próprio forum da empresa a respeito do assunto.

Mas isto não foi a mais grave revelação. Também foi confirmado que, embora a empresa afirma que quem compra ou comprou antes a cópia do jogo, com acessos ao Alpha e Beta (que acompanha uma nave ou mais dependendo do pacote comprado), a pessoa só vai poder jogar o Alpha (um multiplayer onde os jogadores poderão batalhar num formato arena), com sua própria nave. Ou seja, se você comprou uma Aurora, terá que jogar sempre com uma Aurora, ou pagar mais e comprar as outras naves disponíveis que são mais caras.

Na primeira release, o jogador, caso ainda não tenha sua nave adquirida liberada (já que muitas ainda não estão prontas) para o primeiro módulo liberado, poderá jogar com uma nave alternativa, dentre as disponíveis nesta primeira iteração, mas só enquanto não for implementada sua nave. Assim que disponível, o player terá que se limitar a jogar com sua nave comprada com dinheiro real.

Na campanha inicial, se dizia que o jogo sempre focaria em não forçar o player a comprar coisas com dinheiro real para jogar, para ter a experiência completa do jogo. Que para tudo, haveria a possibilidade de "comprar itens para colaborar com o desenvolvimento" ou adquirí-los via gameplay, e que o gameplay seria sempre privilegiado, como é possivel constatar lendo a descrição do jogo na página do Kickstarter, ainda disponível hoje. E mesmo agora, a empresa afirma que comprando a cópia do jogo, provê acesso LIVRE ao Alpha, como descrito nesta nova publicação em seu próprio website.

Mas na realidade, o acesso não é livre. O Player ficará restrito a jogar com sua nave, e não haverá como ganhar creditos in-game (por exemplo, vencendo batalhas online), para comprar naves e poder jogador com eles durante toda a fase de Alpha, que deve durar 1 ano, ou dependendo de possíveis atrasos, até 2 anos.

E dado o nível de polimento que o primeiro módulo Alpha deve conter (visto que sofreu atraso em sua proposta inicial de release), tudo indica que este Alpha será superior a muitos jogos multiplayer modo Arena já completos que tem por aí.

Ou seja, a empresa basicamente estará usando isso para que os players não aguentem esperar por uma release que só virá 1 ou 2 anos depois, e acabarão por pagar dinheiro real para comprar todas as naves oferecidas, já que esta será a única opção disponível para expandir sua experiência nas versões iniciais do jogo.

Algo que poderia ser até considerado uma prática normal de jogos que alegam ser Free-To-Play, mas que com suas infames microtransações, chamadas de opcionais, mas que dificilmente jogadores conseguem resistir, acabam por tornarem o jogo mais caro de qualquer jogo que é literalmente pago, foi um verdadeiro choque para muitos backers que suportaram Star Citizen e seu discurso anti-publicadores, que sempre dizia que eles são diferentes e que focariam em prover a experiência completa do jogo via gameplay, e que contribuições com dinheiro real sempre seriam opcionais, não forçadas.

Mas agora se revela uma verdade bem diferente da dos discursos anteriores do CEO Chris Roberts e seus famosos parceiros Eric Peterson entre outros, já que se o jogador não pagar dinheiro real adquirindo outra naves, passará 1 ano jogando com apenas a nave do seu pacote adquirido, sem a oportunidade de experimentar as outras.

Uma experiência limitada que jamais poderia ser chamada de "LIVRE ACESSO" como anunciado pela empresa.

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.

Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,