Audiência pública no plenário para o setor de jogos, pode mudar mercado brasileiro

#Notícia Publicado por eack.df, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlc2hhY2suY29tL2EvaW1nODkvNjE1NC9ocmNkLmpwZw==

Nesta semana, foi dada entrada em uma audiência pública para o setor de jogos digitais, que visa discutir melhorias e melhores condições para que o mercado brasileiro de games possa crescer, dado o fato que o país é o 4º maior mercado de jogos digitais do mundo!

A petição convida para a audiência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Senhor Clélio Campolina Diniz; O Secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, o Senhor Marcos André Rodrigues de Carvalho; O Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações, o Senhor José Gustavo Gontijo; O Presidente da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) e membro do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura, o Senhor Moacyr Alves Junior; Os Criadores do Game da Galinha Pintadinha, o Senhor Marco Luporini e o Senhor Juliano Prado; O Presidente do Porto Digital, Parque Tecnológico de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa, o Senhor Francisco Saboya; O Representante da Google Play, Loja de Aplicativos para o Sistema Android e a Diretora Geral da Divisão Brasileira Apple, a Senhora Paula Bellizia.

A petição tem como justificativa, o alto índice de vendas de jogos digitais, que levaram o Brasil a ficar à frente de mercados de alto rendimento, como Reino Unido, Alemanha e Espanha, como relata a consultoria GFK. Apenas em 2012, o mercado de games digitais no país, movimentou 5.3 bilhões e espera-se um crescimento ainda maior para 2013 (quando o ano fiscal for encerrado). Realmente são números significativos e que devem pesar na decisão do plenário.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlc2hhY2suY29tL2EvaW1nODMzLzM1ODMvdHhicS5qcGc=

O grande diferencial desta iniciativa, é o fato de não estarmos tratando apenas de jogos para consoles, que podem ser qualificados como um nicho de público se olharmos o quanto os jogos para smartphones, tablets e facebook são abrangentes e tem como público alvo praticamente todas as faixas etárias, não importando se a pessoa gostava ou não de jogos antes de descobrirem as lojas do Google e da Apple. Na verdade, um novo mercado de games se formou nos últimos anos, demonstrando que o brasileiro gosta de jogar e o mais importante, é um grande consumista quando o assunto tem relação com games.

No entanto, a grande maioria dos jogos consumidos por nós brasileiros são de origem estrangeira, até porque o mercado nacional sofre com a falta de incentivo e principalmente com pouco marketing. Hoje em dia, ferramentas como Kickstarter ajudam na divulgação de games brasileiros, como foi o caso de Bit 'n' Rahv, mas realmente este foi uma exceção. Outro grande exemplo é o game Toren, que é o primeiro jogo a receber recursos através da Lei Rouanet (Lei de incentivo à cultura, de 91), e graças aos recursos obtidos, o estúdio Swordtales angariou melhorias para o jogo, além de outros pontos que refletirão no resultado final do produto.

É necessário também que o setor de tecnologia do país perceba que há uma grande defasagem tecnológica entre o Brasil e outros países de ponta, trazendo a necessidade de fomento e marco regulatório do setor, que até pouco tempo praticamente não existia e começou a receber a devida atenção com o boom das lojas digitais, como o Steam, Google Play e Apple Store.

Ernandes
Ernandes #eack.df

Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia e com os inferiores uma nobreza.

, brasília
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,