Videogames estão sendo testados em terapia contra dor do membro fantasma

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wb3AuY29tLmJyL2ltYWdlbnMva29qaW1hL21ldGFsZ2VhcnNvbGlkL3BoYW50b21wYWluLzEyNTE0MDBfcGVzcXVpc2EtcHJldGVuZGUtYWNhYmFyLWNvbS1hLXRlcnJpdmVsLWRvci1kby1tZW1icm8tZmFudGFzbWEuanBn

Um novo sistema de terapia desenvolvido por Max Ortiz-Catalan, pesquisador sueco, utiliza realidade aumentada e videogames para tratar a Phantom Pain, ou a Dor do Membro Fantasma.

A síndrome, que dá nome ao próximo jogo de "Metal Gear Solid V", é um efeito colateral relativamente comum em pacientes que passaram por amputações e consiste em dores ou sensações de queimação no local onde o membro foi retirado.

Utilizando câmeras e detectores de movimentos presos no local da amputação, a pesquisa cria um ambiente virtual no qual o paciente pode ver e utilizar seu membro não-existente. O objetivo é enganar o cérebro para que ele pense que o membro continue lá e melhore as dores sentidas pelo paciente.

O videogame, então, é utilizado para fazer o paciente realizar tarefas que imitam a vida real, como dirigir um carro, e fazer com que os nervos dormentes que controlavam os membros retirados voltem a funcionar.

"No final do dia, fazê-lo [o paciente] utilizar essa área do cérebro que não estava sendo utilizada ajuda potencialmente a restaurar o mapa cerebral", explica Ortiz-Catalan, que já teve ótimos resultados com seu novo sistema.

E, mais uma vez, o videogame prova que pode ser muito mais do que um simples passatempo!

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Entretenimento, Por coca,