Cientistas dizem ter encontrado oceano em lua de Saturno

#Notícia Publicado por MorpheusGV, em .

IMAGEaHR0cDovL2k1Ny50aW55cGljLmNvbS8zNTlmdTQ3LmpwZw==

Pesquisadores dizem conseguir ter identificado um oceano de água subterrâneo escondido sob quase 25 quilômetros de gelo em uma lua de Saturno. A descoberta foi detalhada nesta quinta-feira, pela revista Science.

Ele foi encontrado no polo sul da pequena Encélado. A pesquisa foi liderada por Luciano Iess, da Universidade Sapienza de Roma e se baseou em dados da sonda Cassini da NASA.

Em 2005, cientistas detectaram pela primeira vez sinais de vapor de água em longas fraturas na superfície do satélite, conhecidas como listras de tigre, foi dai neste momento que cresceu o interesse por ele .

"Antes acreditava-se que essa lua era geologicamente inativa - basicamente um corpo morto", lembra Iess, em entrevista ao Verge.

A presença de água em Encélado foi notada em razão de uma anomalia gravitacional. O oceano tem cerca de cinco quilômetros de profundidade e estende-se, pelo menos, do polo sul atéa metade do caminho para seu equador.

A superfície do lugar, no entanto, não é nada amigável: a lua tem temperatura média de -180°C. Agora, Encélado se une a Titã, satélite também de Saturno, e Europa, de Júpiter, no time das luas que podem ter oceanos embaixo de gelo.

Matheus
Matheus #MorpheusGV
, Espirito Santo
Publicações em Destaque