Pesquisa do BNDES mostra o potencial do mercado de games no Brasil

#Notícia Publicado por MorpheusGV, em .

O governo brasileiro parece ter começado a dar a atenção a indústria de desenvolvimento de games no país. O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicou nesta quarta-feira uma pesquisa que mostra o estado da indústria digital de jogos no Brasil, apontando suas características particulares, necessidades e, o mais importante, as políticas públicas para que o setor possa receber benefícios do banco, que ainda não tem nenhuma linha de crédito específica para o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Entretanto, o fato de existir a pesquisa, que levou um ano para ser feita pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), não significa que o BNDES criará linhas de investimento para o setor.

"Hoje em dia, o banco poderia financiar jogos mesmo sem financiamento ou linha especifica. Esse suporte seguiria as regras normais de financiamento já existentes", explica Luciane Melo, gerente do depto de pesquisa e operações do BNDES.

IMAGEaHR0cDovL2k2Mi50aW55cGljLmNvbS8zNWJoMzQ2LmpwZw==

Mesmo assim, o fato da pesquisa existir já mostra o interesse do governo em começar a investir na área, gerando empregos e aquecendo a economia. Partes do estudo, disponível no site do banco, contam a história dos videogames, como funciona o desenvolvimento de um jogo desde sua parte conceitual até como os desenvolvedores ganham dinheiro e, além de servir para o governo, vale para consulta de empresas e investidores interessados na área.

"A ideia da pesquisa surgiu faz tempo", conta Luciane ao ser questionada pela reportagem o motivo de o BNDES se interessar apenas agora no setor de desenvolvimento de games. "O banco identificou a necessidade sobre o segmento [de games] e a pesquisa é uma operação que o banco costuma fazer na área, levantando dados sobre segmentos promissores para a economia".

Uma das principais conclusões da extensa pesquisa, e que não é novidade para quem consome games, o Brasil, embora seja o quarto mercado consumidor do mundo em jogos de videogame, está muito atrás de seus concorrentes.

São considerados rivais em grandes países produtores e exportadores e que possuem políticas públicas, mesmo que mínimas, de games como Estados Unidos, Canadá, França, Coreia do Sul e China.

A pesquisa aponta que concorrer contra esses países de igual para igual, lançando jogos para consoles como Xbox 360 ou PlayStation 3 e para PC, não seria o investimento correto. "A distância que o Brasil tem dos líderes do setor é muito difícil de ser alcançada. O mercado brasileiro não é tão maduro e estabelecido quanto os outros países e se inserir nele não seria algo simples e barato", explica Davi Nakano, vice-coordenador da pesquisa.Ele também explica que há chances de o mercado de games seguir o de animação no país, que conseguiu se desenvolver e alcançou qualidade global.

O estudo identificou 133 empresas que desenvolvem games no Brasil e que a indústria de jogos digitais local é bastante heterogênea e não se difere de startups e de empresas que criam aplicativos. Elas são pequenas e para conseguir colocar suas criações no mercado precisam de auxílio por meio de políticas públicas.

IMAGEaHR0cDovL2k1OS50aW55cGljLmNvbS92eXF3eWMuanBn

1- Desenvolver indústria de jogos competitiva e inovadora

2- Capacitar profissionais para criar, gerenciar e operar empresas de games

3- Promover acesso a financiamento que permita crescimento e competividade

4- Gerar ambiente de negócios que permita o crescimento sustentado

5- Gerar demanda por meio de compras públicas.

O que precisa melhorar.

Além de identificar a indústria de jogos digitais brasileira, o estudo do BNDES apontou o que o setor precisa melhorar. Um dos pontos é fazer com que as empresas do país criem mais propriedades intelectuais, ou seja, jogos próprios que possam virar franquias para serem comercializados nacionalmente e internacionalmente. Outro ponto é melhorar a qualidade profissional tanto na formação quanto na oferta de empregos.

Entre as soluções para a melhoria do mercado estão a criação de prêmios e concursos de games originais; ajuda para a criação de demonstrações e protótipos; programa de avaliação que seria feito por especialistas para ver se os títulos, mesmo em protótipos, possam ser comercializados; apoio e financiamento para desenvolver essas "demos"; chamadas especificas para jogos usando programas de governos existentes e usados em outras áreas audiovisuais; criação de um programa para atrair e reter produtoras internacionais do setor no país; e realização de eventos que aproximem estes desenvolvedores e as empresas interessadas. O ponto mais importante é a criação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Jogos Digitais.

Embora o levantamento do BNDES não garanta investimentos na área, os coordenadores insistem que a pesquisa é uma apresentação do mercado de games para o governo, investidores e interessados, eles acreditam na promessa de que ele pode ajudar a economia nacional com a venda dos jogos localmente e internacionalmente e com a geração de empregos.

Os coordenadores acreditam que a capacidade de crescimento da indústria de games em âmbito internacional é "muito superior à de outras indústrias" e que "é um mercado de futuro". Antes de alcançar a competitividade, contudo, o mais importante, segundo o estudo, é criar capacitações para posicionar o mercado brasileiro nos próximos anos.

IMAGEaHR0cDovL2k1OC50aW55cGljLmNvbS8yenRjemw1LmpwZw==

1- Prêmios e concursos de jogos digitais originais.

2- Subvenção, com pequenos aportes, para desenvolvimento de demos e protótipos

3- Programa de avaliação por especialistas da viabilidade comercial de protótipos

4- Apoio e financiamento de desenvolvimento de protótipos originais até a comercialização

5- Criação de programa de atração e retenção de empresas internacionais do setor

6- Realização de chamadas específicas para jogos usando programas existentes

7- Subvenções com exigência de contrapartida para empresas em consolidação

8- Realização de eventos para aproximação de desenvolvedores e empresas

9- Empréstimos para contratação de consultorias de suporte.

10- Criação de um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Jogos Digitais.

Matheus
Matheus #MorpheusGV
, Espirito Santo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,