Cometa desviado por disco de matéria escura pode ter exterminado dinossauros

#Notícia Publicado por fliperama_escudo, em .

IMAGEaHR0cDovL2RpYXJpb2RpZ2l0YWwuc2Fwby5wdC9pbWFnZXNfY29udGVudC8yMDE0LzIwMTQzMzExMzQzX2Rpbm9zc2F1cm8yNDA1MTMuanBn

Uma nova teoria sugere uma inusitada conexão entre a extinção dos dinossauros e a distribuição da misteriosa matéria escura, que compõe 85% da massa do Universo mas não interage com a matéria comum que nos cerca. Lisa Randall e Matthew Reece, físicos da Universidade de Harvar, em Cambridge, sugerem que o evento responsável por aniquilar aqueles animais gigantes pode ter sido um cometa cuja órbita foi desviada pela matéria escura. Mas como?

A colisão que marcou o fim dos dinossauros ocorreu há 65 milhões de anos. Esse impacto, que deixou uma enorme cratera no México, não foi o único da época. Segundo os físicos, é possível que uma chuva de cometas - uns maiores, outros menores - tenha ocorrido então. E pode ser isto que esteja a castigar a Terra a cada 35 milhões de anos.

O fenómeno explica-se porque o Sistema Solar move-se numa trajectória ondulada ao longo da Via Láctea e pode estar a atravessar um disco de matéria escura concentrada no plano da nossa galáxia. A cada travessia, cometas posicionados na nuvem de Oort - a última zona orbital do Sistema Solar, além de Plutão - seriam lançados na direcção de planetas mais próximos ao Sol, como a Terra.

«Esta é uma ideia muito especulativa, claro», disse Randall. «Mas estamos a mostrar como submete-la à ciência real, que poderá mostrar se está certa ou não.»

fliperama_escudo
fliperama_escudo
, triangulo das bermudas
Publicações em Destaque
#Games, Por ReginDeRivia,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,