NVIDIA apresenta o primeiro supercomputador móvel para sistemas integrados

#Notícia Publicado por leostrife, em .

Com as capacidades do Tegra K1, o Jetson TK1 DevKit habilita aplicativos de computação visual para os setores automobilístico, medicina, aviação e de robótica.

A NVIDIA lança o primeiro supercomputador móvel do mundo para sistemas integrados para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos de computação visual, processamento de imagem e processamento de dados em tempo real. O Jetson TK1 fornece ferramentas para criar sistemas e aplicativos que podem fazer com que robôs atuem com perfeição auxiliando os médicos na realização de exames de ultrassom móveis, ajudando drones a detectarem objetos em movimento e carros a detectar pedestres.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2cubnZpZGlhYnJhc2lsLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wMy91bm5hbWVkLnBuZw==

Com um desempenho de 326 gigaflops (três vezes mais do que qualquer plataforma integrada similar) o Jetson TK1 inclui um kit de ferramentas C/C++ completo baseado na arquitetura NVIDIA CUDA, o modelo de programação e computação paralela mais disseminado do mundo. Isso torna muito mais fácil de programar do que os processadores FPGA, ASIC personalizado e DSP que são comumente utilizados nos sistemas integrados atuais.

"Jetson TK1 acelera o caminho da computação integrada para um futuro onde as máquinas interagem e se adaptam aos ambientes em tempo real", afirma Ian Buck, Vice-Presidente de computação acelerada da NVIDIA. "Essa plataforma permite que os desenvolvedores aproveitem todo o potencial da computação visual em dispositivos portáteis, levando as capacidades dos supercomputadores a dispositivos de baixo consumo de energia".

Tegra K1 no coração do supercomputador móvel

No centro do Kit de desenvolvimento Jetson TK1 está o processador móvel Tegra K1, o superchip de 192 núcleos da NVIDIA baseado na arquitetura Kepler™, a GPU mais avançada e com maior eficiência energética do mundo. Os 192 núcleos programáveis fornecem avançados gráficos e maior performance de computação em um formato móvel.

Tegra K1 baseia-se na mesma arquitetura Kepler que equipa o mais rápido supercomputador dos EUA, o Titan do Oak Ridge National Laboratory. Projetado desde o princípio para CUDA - que tem mais de 100.000 desenvolvedores em mais de 8.000 instituições e está sendo ensinado nas principais universidades de 62 países - Jetson TK1 inclui as ferramentas de programação exigidas pelos desenvolvedores de software para criar rapidamente e implementar sistemas de uso intenso de computação.

Forte apoio

Vários desenvolvedores e criadores de sistemas nos setores de indústria, robótica e medicina expressaram seu apoio à plataforma de desenvolvimento.

"Tegra K1 pode mudar o mercado de integração industrial", afirma Simon Collins, Gerente de Produto na GE Intelligent Platforms. "Esperamos oferecer soluções que antes consumiam 100 watts ou mais para a área de menos de 10 watts".

"Dado o nível de desempenho e eficiência energética, as ofertas de Jetson TK1 têm o potencial de levar ao desenvolvimento de robôs capazes de reconhecimento de objetos em tempo real, permitindo que eles naveguem de maneira autônoma em todos os lugares. Nossa experiência com a geração anterior do kit de desenvolvimento CUDA já nos permitia fazer grandes progressos no treinamento de robôs para interagir de forma mais inteligente", diz Chris Jones, diretor de desenvolvimento estratégico de tecnologia da iRobot Corporation.

Kit de ferramentas de software VisionWorks

A plataforma Jetson TK1 suporta o kit de ferramentas NVIDIA VisionWorks, que fornece um rico conjunto de algoritmos de processamento de imagem e computação visual, para criar aplicativos rapidamente. Como exemplos, temos capacidades habilitadas por CUDA em áreas como robótica, realidade aumentada, fotografia computacional, interface homem-computador e sistemas avançados de assistência ao motorista advanced driver assistance systems (ADAS).

Ferramentas para desenvolvedores

O Kit de desenvolvedor Jetson TK1 vem com total suporte ao CUDA 6.0, incluindo depuradores e analisadores para desenvolver aplicativos altamente paralelos também leva à plataforma ARM as bibliotecas aceleradas da NVIDIA para FFTs, álgebra linear, matriz esparsa, além de processamento de imagem e vídeo.

Capacidades de hardware

Jetson TK1 é a primeira plataforma de desenvolvedor para Tegra K1, apresentada em janeiro durante a CES 2014. Inclui 2 GB de memória e conectores de entrada/saída para USB 3.0, HDMI 1.4, Gigabit Ethernet, áudio, SATA, miniPCIe e um slot para cartão SD.

Vem com um pacote de ferramentas de desenvolvimento, incluindo OpenGL 4.4, além de CUDA e o kit VisionWorks. Também inclui uma suíte completa de ferramentas de desenvolvimento e análise, suporte de fábrica a câmeras e a rede de suporte de parceiros da NVIDIA, incluindo GE Intelligent Platforms, ICD e SECO, Avionic Design e Toshiba DME.

Disponibilidade

O Kit de desenvolvimento NVIDIA Jetson TK1 está disponível como pré-venda a partir desta terça-feira (25/03) por US$ 192 nos EUA, no site da NVIDIA. E em breve através de outros parceiros.

Leonardo
Leonardo #leostrife
, Volta Redonda/ Rio de Janeiro/ Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,