NVIDIA, AMD e Intel explicam como OpenGL pode fornecer muito mais desempenho

#Notícia Publicado por rafael81, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvSW50ZWwtQU1ELU52aWRpYS1sb2dvcy5qcGc=

Enquanto a Microsoft anuncia o DirectX 12 para final de 2015, as grandes empresas de hardware parecem ter outros planos, ontem na GDC houve a palestra com o nome : "OpenGL - aproximando a zero, a subutilização de hardware", que foi apresentado por nada menos que AMD, Intel e como anfitriã Nvidia.

Graham Sellers da AMD, Tim Foley da Intel, Cass Everitt e John McDonald da Nvidia apareceram na mesma palestra para explicar os conceitos de alto nível disponíveis em implementações de OpenGL de hoje que reduzem a subutilização de hardware em até 10x ou mais.

Se você quiser chamar a atenção de um desenvolvedor da GDC, tudo que você precisa fazer é começar a mostrar bons números. Com o padrão aberto OpenGL os desenvolvedores podem obter um desempenho significativamente melhor em 1 a 3 vezes mais. Mas com um pouco de sintonia, pode se obter desempenho 7 a 15 vezes maior. Esse é um número que vai fazer qualquer desenvolvedor sentar e ouvir.

Melhor ainda: as técnicas apresentadas se aplicam a todos os principais GPUs e são adequados para uso em múltiplas plataformas. E foi fornecido demos mostrando o que essas melhorias significam em sistemas no mundo real.

Isso mostrou que o OpenGL pode melhorar muito o desempenho das GPUs, pois a situação atual tem sido uma realidade um pouco frustrante para os desenvolvedores de jogos desde o início da indústria de jogos para PC.

E pela visto já começou uma certa movimentação neste sentido, no mesmo dia a Nvidia e a Epic Games desenvolvedora do Unreal Engine deram uma palestra sobre como otimizar seu game com OpenGL.

Outros figurões da industria como Jonh Carmack já tinham dito ,que tudo que o Mantle da AMD faz, já era possível com OpenGL.

OpenGL é leve, gratuito e roda em todas as plataformas existentes e também faz tudo o quê o Directx faz.

No final das contas quem sai ganhando somos nós amantes de computação gráfica e games. Pois quanto mais as duas apis competem entre sí, mais elas evoluem, e então quem usufruirá dessa evolução obviamente será nós.

Link oficial da nvidia em inglês com vídeo e slides.

http://blogs.nvidia.com/blog/2014/03/20/opengl-gdc2014/

Rafael
Rafael #rafael81

Usuário da GamVício desde 2005 com muito orgulho !

, Itaquaquecetuba, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque