Veja uma tabela comparativa do Project Morpheus com o Oculus rift; Leia um hands-on do aparelho da Sony

#Notícia Publicado por Enigma.pbs, em .

O hands-on a seguir foi escrito por Scott Lowe, redador do portal IGN.

Com a estréia do Project Morpheus, a Sony vê que a realidade virtual pode desempenhar um papel crucial no futuro dos jogos. Embora a viabilidade do VR como um produto de mercado de massa ainda não esteja claro, provou-se hoje que o Project Morpheus é muito mais do que apenas um chamariz para a PlayStation. O protótipo, embora certamente ainda áspero, em alguns aspectos ultrapassa o tipo de experiências de realidade virtual que já vimos em outros Oculus.

Apesar de ser de um kit de desenvolvimento do PS4, a fidelidade visual do usuário é excepcional, e apesar da carga adicional dos recursos de processamento do sistema, funciona sem problemas com personagens, objetos e ambientes detalhados. O campo de visão é um pouco mais estreito do que o Kit do Oculus Rift anunciado ontem. No entanto, sem dúvidas, proporciona a sensação de "presença" que a Sony tem frequentemente enfatizado nesta semana.

IMAGEaHR0cDovL2kua2luamEtaW1nLmNvbS9nYXdrZXItbWVkaWEvaW1hZ2UvdXBsb2FkL3Rfa3UteGxhcmdlMi94OXBzdnppaGFxZWFpamVtamJtbi5qcGc=

Em uma demo chamada The Deep, eu entrei no papel de um mergulhador em uma gaiola à prova de tubarões, descendo lentamente no oceano, onde a visibilidade e a luz são limitadas. Armado com uma arma de fogo tentei iluminar o meu redor até que um operador de rádio me alertou sobre a presença de uma grande criatura - um grande tubarão branco que nadava sinistramente ao redor da gaiola. Embora eu estivesse em uma sala com várias outras pessoas o barulho do show era impossível de se abafar. Eu tive que me virar fisicamente para ver o que estava atrás de mim. Eu até pulei quando o tubarão correu para a jaula e começou a mastigá-la.

Devido ao seu uso da câmera PlayStation, do PS Move e de rastreadores de LED na parte dianteira e traseira, o Project Morpheus consegue saber quando você se curva, e pode continuar rastreando mesmo se você virar as costas para a câmera - uma capacidade atualmente indisponível para o Rift.

bFk0X1hmQWFXcjA=

A qualidade do equipamento era boa para a imersão, mas o que foi mais impressionante foi a qualidade do software. Ao contrário dos mundos grosseiramente definidos de outras demonstrações de tecnologia VR que eu experimentei ao longo dos anos, The Deep não só aproveitou a tecnologia, mas criou uma experiência interativa realista que realmente fez o Project Morpheus brilhar. O tubarão pode muito bem ser o mais parecido com a realidade que já vi em qualquer jogo. A pele era detalhada e a luz foi posta de forma dinâmica em cima dele.

Para uma experiência de jogo mais tradicional, a Sony mostrou Eve: Valkyrie, para os que não conhecem, o jogo coloca os jogadores no controle de uma nave em uma batalha em larga escala no espaço. Como um jogo nascido a partir da chegada do Rift, foi uma ótima maneira de se comparar. Como o dev kit original do Rift o Project Morpheus ainda apresenta uma indefinição ao olhar ao seu redor. Tanto o Rift e o Project Morpheus utilizam 1080p, o que equivale a imagens em 960x1080 para cada olho. Como resultado, existem linhas identificáveis de resolução, o que de certa forma danifica a qualidade imersiva.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zbGFzaGdlYXIuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzAzL3NsYXNoZ2Vhcl9zYW1zdW5nX3NvbnlfcHJvamVjdF9tb3JwaGV1czEyLmpwZw==

Um dos elementos mais surpreendentes do Morpheus foi como era confortável de se usar. O peso é distribuído uniformemente.

Como primeiras impressões, o Project Morpheus foi uma experiência excepcional e me deixou ansioso pelo tipo de jogo que a Sony e seus parceiros podem trazer para o PS4. Há ainda uma série de perguntas ainda não respondidas - como, quanto vai custar, quando poderemos vê-lo chegar ao mercado, e se a maioria dos consumidores vai adotá-lo - mas Estou animado para ver o que vem por ai.

Veja a tabela comparativa feita pelo site Computer and videogames.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2Y1emZtU2EucG5n

Resolução

A versão atual de desenvolvedor do Oculus Rift oferece uma resolução de 1290x800, dando a cada olho uma imagem de 640x800. Morpheus, entretanto, apresenta um total de 1080p (1980x1080) dando a cada olho uma imagem de 960x1080. Morpheus sai na frente em relação a esse aspecto, mas é importante ter em mente que também é esperado que a versão final de consumidor do Rift seja atualizado para 1980x1080, tornando-se assim em um empate.

Campo de visão

O Morpheus tem um campo de visão horizontal de 90 graus, o que é apenas um pouco menor do que o campo de vista de um ser humano. O campo de visão do Rift é de 110 graus na diagonal, o que se afirma é que ele tem "mais do que 90 graus na horizontal". Parece que a diferença aqui é negligenciável, com ambos os dispositivos cobrindo quase todo o campo de visão do jogador.

Rastreamento

Os protótipos iniciais do Oculus Rift tinham 125Hz de rastreamento, o que significava que o tempo de resposta era um pouco lento (quanto maior o Hz, mais rápido ele responde ao seu movimento e mais envolvente será). Então ele foi atualizado para 250Hz, o que ajudou muito. Diz-se que o mais recente kit possui 1000Hz. De acordo com a Sony, Morpheus também contará com acompanhamento de 1000Hz. Se ambas as empresas entregarem isso, este será mais um empate.

Sensores

O Morpheus irá acompanhar os movimentos da cabeça usando um acelerômetro embutido e um giroscópio de três eixos. O Rift anteriormente usava um rastreador Hillcrest Labs que usa giroscópios de três eixos, mas os últimos kits de desenvolvimento apresentam um Rastreador de realidade adjacente, que usa acelerômetros, giroscópios e 'magnometers', o que deve torná-lo capaz de rastrear os movimentos com muito mais precisão. O Rift pode ganhar em termos de precisão, mas a Sony também diz que a câmera do PS4 vai ajudar a controlar o movimento da cabeça, de uma forma parecida com o que acontece com o Dualshock 4 e a barra de luz.

Áudio

Aqui está a grande diferença nesta fase inicial. O Oculus Rift não tem recursos de áudio, ou seja, os jogadores têm de usar fones de ouvido. O Morpheous, no entanto, foi construído com Áudio 3D, que a Sony afirma oferecer o verdadeiro som espacial, sintetizado para estimular o ouvido humano. Fãs do Rift no entanto argumentam que por ser capaz de escolher seus próprios fones de ouvido vai ser capaz de personalizar o seu som ao seu gosto.

IMAGEaHR0cDovL2ltZ3VvbC5jb20vYy9lbnRyZXRlbmltZW50by8yMDE0LzAzLzIwL3RoZW8tZGFmdC1wdW5rLTEzOTUzMjc1MTIyMzhfNjE1eDMwMC5qcGc=

Notas adicionais

Nesta fase, há pouco a separar os dois dispositivos. A versão final do Oculus Rift ainda não está pronta, e o Morpheus também não.

Uma vantagem inicial do Rift: um grande número de desenvolvedores já mexem com ele há anos e já produziram algumas novas experiências incríveis. A Valve também está se tornando uma grande parceira.

A grande vantagem da Sony é a sua capacidade para promover e comercializar o seu dispositivo a um enorme público de jogadores de consoles, bem como o apoio de seu desenvolvimento interno.

Fonte: CVG IGN

Vinicius
Vinicius #Enigma.pbs
, RJ
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.