Guerra de consoles: Wii U supera Playstation 4 em vendas no Japão

#Artigo Publicado por nunes1987, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1BVMnZWbk8uanBn

A Nintendo vem obtido sucesso com as vendas do Wii U no Japão, mas qual é o reflexo disso no mercado brasileiro?

Lançado em novembro de 2012, o Wii U tem rendido bons dividendos para a gigante Nintendo, que com seu novo console tem procurado recuperar o público gamer mais hardcore, perdido à época do Nintendo Wii, oferecendo, dentre tantos atrativos, um controle híbrido de joystick com tablet, resolução HD e títulos mais maduros, além de seus personagens clássicos como Mário, Luigi, Donkey Kong e Zelda.

Com vendas estimadas de 6 milhões de unidades no mundo inteiro (de seu lançamento até o início deste ano), o Wii U logo viu suas vendas serem ultrapassadas pelo lançamento do Playstation 4 em novembro de 2013. Do lançamento até o fim de 2013 já haviam sido comercializadas mais de 4.2 milhões de unidades do console da Sony no mundo inteiro.

No entanto, um estudo realizado pelo instituto japonês Media Create avaliou o desempenho dos consoles em terras orientais e verificou que, em sua terra natal, a Sony não tem vendido tão bem quanto se esperava.

Em seu estudo, a empresa aponta que, nas três primeiras semanas de comercialização, a Nintendo conseguiu colocar seu aparelho nas mãos de 557.901 consumidores, enquanto a Sony vendeu cerca de 410.083 aparelhos.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2RKZ3NDQTUuanBn

A grosso modo, uma diferença mínima - cerca de 100 mil consoles - mas os estudos ainda apontam que, enquanto a Nintendo continua em um ritmo constante de vendas, a Sony tem vendido cada vez menos aparelhos desde o início de 2014.

Mas o que isso tem a ver com o mercado brasileiro? Analisando o que acontece no Japão, um dos maiores mercados gamers do mundo, podemos analisar o que nos espera por aqui com relação a essa nova geração de videogames. Por quê essa queda nas vendas do Playstation 4?

Uma grande polêmica foi gerada sobre o Playstation 4 quando do seu lançamento sobre as famosas "red lights" que eram reflexo de um superaquecimento do processador, e sobre a qualidade dos novos Dualshock que, com poucos dias de uso, tinham a proteção emborrachada dos joysticks esfarelando como se tivessem sido desgastadas por anos de uso.

Tudo isso é passado, fruto talvez de um lançamento precoce do console e só atingiu alguns lotes do aparelho. Hoje em dia o que afeta as vendas do Playstation 4 no Japão é a falta de títulos, principalmente do lançamento de jogos exclusivos. De títulos exclusivos, a empresa lançou apenas Yakuza: Ishin e Knack. Se a Sony não consegue agradar ao exigente público japonês, o que dizer do esquecido mercado brasileiro gamer.

Espera-se que a Sony consiga reverter esse quadro, com uma promessa de lançamento de mais de 100 títulos este ano, e mantenha o mercado aquecido, pois isso gera concorrência, que faz com que a indústria de jogos apresente cada vez mais e melhores produtos, que por sua vez alimenta nossa necessidade de jogos e diversão única que os games nos proporcionam.

nunes1987
nunes1987
, Curitiba
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,