O que Aliens: Colonial Marines, Dark Souls II e Watch Dogs têm em comum?

#Artigo Publicado por eack.df, em .

A indústria de games está com uma mania feia. Muito feia. Prometem uma coisa e nos entregam outra. Tudo bem, que todo mundo já se acostumou com a icônica "imagem meramente ilustrativa" (a Take-Two é mestre nisso), mas quando a coisa descamba para demonstrações de jogos que destoam completamente do produto final, a brincadeira começa a perder a graça.

O sonho: o jogo é anunciado prometendo incríveis avanços tecnológicos, principalmente na parte gráfica; seu primeiro trailer mostra uma demo fantástica e a comunidade nerd começa a contar impacientemente os dias para o seu lançamento, mesmo sem nenhuma data especificada.

O pesadelo: o jogo é lançado (ou não) e de repente você, sua avó e sua iguana de estimação descobrem que tudo não passou de uma pegadinha do malandro e que o jogo é completamente diferente daquela demo maravilhosa que te fez ter orgasmos múltiplos a alguns meses atrás.

Ano passado Aliens: Colonial Marines causou um vendaval na indústria dos games quando do seu lançamento. Um vendaval de críticas, para ser mais exato. E a principal crítica não foi o fraco roteiro do jogo ou sua DA (Desinteligência Artificial), foi muito pior. O que deixou os nerds tetudos fãs da franquia Aliens mais p… da vida foi o abismo visual entre a demo jogável de 2012 com o produto final lançado no início de 2013 (texturas sofríveis e iluminação dinâmica praticamente inexistente). A coisa foi tão séria que até na versão para PC o visual era medíocre. Foram precisos dois patchs, um com enormes 3.8GB e o outro com monstruosos 5.2GB para (tentar) consertar a coisa. Esse segundo adicionou SSAO (Screen Space Ambient Occlusion), mas apenas para a turma do PC.

O vídeo abaixo mostra um comparativo entre o mundo do faz-de-conta (a demo de 2012), o mundo real e o mundo real após uma ajudinha da Matrix.

M3oycVZlYnhsVW8=

Triste. E não é que Dark Souls II também entrou nessa onda?

Ah não, Dark Souls?

Pombas From Software, logo você aprontando uma dessas com a gente?

Quando Dark Souls II foi anunciado, um dos pontos que os desenvolvedores mais faziam questão de frisar era o avanço gráfico em relação a Demon's Souls e Dark Souls, principalmente no que diz respeito a iluminação. Em abril de 2013 a IGN divulgou com exclusividade um vídeo com gameplay de uma demo de Dark Souls II e realmente o jogo estava fantástico.

Quase um ano depois Dark Souls II foi lançado e suas análises foram excelentes, mas… sempre tem um porém… o jogo se mostrou um "pouquinho" diferente da demo de um ano atrás.

Se você assistiu o vídeo anterior sobre Colonial Marines e achou um absurdo o que viu, prepare-se para fortes emoções. As mudanças visuais em Dark Souls II foram estúpidas. Para pior. É sério.

eWtiVDAzcl85Wm8=

No NeoGAF já existe uma thread com uma ampla discussão sobre o caso e muita informação útil. É possível encontrar diversas screenshots que o pessoal tirou que evidenciam que a "involução" de abril de 2013 para março de 2014 não foi apenas uma questão de beleza, ela influenciou drasticamente em um ponto importantíssimo do jogo: a escuridão.

Alguns trechos de Dark Souls II são intencionalmente escuros e obrigam o jogador a portar uma tocha na mão esquerda (onde deveria estar seu escudo) para que consigam enxergar um palmo à frente do nariz. Acontece que o downgrade visual arrebentou com a iluminação do jogo e a tocha se tornou um artigo desnecessário. Sem a tocha você tem uma visão fraca, mas consegue enxergar; já com a tocha, você clareia tudo ao seu redor, mas não enxerga bulhufas à frente. Duvida? Então dá uma conferida nessas imagens.

As três gifs abaixo, também tiradas do NeoGAF, demonstram a involução do jogo. Reparem como as texturas caem da demo exclusiva da IGN em abril de 2013 para a demo jogável na TGS 2013, mas a iluminação se mantém. Já, na versão final, tanto textura quanto iluminação são infinitamente inferiores.

IMAGEaHR0cDovL2kubWludXMuY29tL2lRb3VUNFA4MHppdjguZ2lm

IMAGEaHR0cDovL2kubWludXMuY29tL2l5VGV0NVFBdzNRblYuZ2lm

IMAGEaHR0cDovL2kubWludXMuY29tL2kwQ3JtVkIzclpZT1MuZ2lm

Downgrades à parte, Dark Souls II é um jogo excelente, já o tal jogo com aliens… E pra fechar esse texto, um vídeo em duas partes que já deixou muito fã da Ubisoft sem dormir. Um comparativo entre o inacreditável debut de Watch Dogs em 2012 que rodava em um PC dev kit, um trailer de 2013 sob um PS4 dev kit e outro trailer desse ano já rodando em um PS4.

d0JHSWk5VkFfQUk=

NzdNOEUzTlNFc28=

Da próxima vez devs, sejam mais sinceras. Falem algo como "nós temos um jogo muito bonito, mas ele só vai ficar bonito desse jeito em um PC parrudão" que aí a gente não cria tanta hype.

Ernandes
Ernandes #eack.df

Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia e com os inferiores uma nobreza.

, brasília
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.