Playstation 4 supera Xbox One em vendas

#Notícia Publicado por MorpheusGV, em .

IMAGEaHR0cDovL2k1OC50aW55cGljLmNvbS9ma3B1OGcuanBn

Na última terça-feira, 4 de março, a SCE (Sony Computer Entertainment) anunciou que o Playstation 4, última geração de consoles da Sony, superou mundialmente a marca de seis milhões de unidades comercializadas. Este valor foi alcançado apenas quatro meses após o lançamento do console no mercado, o que superou até mesmo as expectativas mais otimistas da Sony.

Metas

As metas otimistas da empresa afirmavam que, entre novembro de 2013 (data de lançamento do console) e março de 2014, o objetivo era alcançar a marca de cinco milhões de unidades vendidas. Os números atuais apresentados pelo Playstation 4 superam com folga as vendas do Playstation 3, que alcançou 3,55 milhões de unidades vendidas após quatro meses de seu lançamento.

Mas o mais importante, no momento, é a vantagem sobre os concorrentes. O Xbox One, da Microsoft, foi lançado no mesmo período do Playstation 4 e, até o momento, conquistou 3,5 milhões de unidades comercializadas. O Wii U também está com seis milhões de consoles vendidos. Entretanto, o lançamento do Wii U aconteceu há um ano.

Recordes

Embora seja cedo para afirmar, o ótimo número inicial de vendas do Playstation 4 dá esperanças à Sony de repetir o sucesso do Playstation 2, que até hoje é o console mais vendido da história, com um total de 155 milhões de unidades. Contudo, alcançar este número é improvável por uma série de fatores.

Na época do Playstation 2, ainda era possível realizar a pirataria de games, que podiam ser simplesmente baixados da internet e copiados em DVD, ou adquiridos em lojas de mercado popular. Por isso, o console acabava por atrair mais consumidores, que sabiam que, após o investimento no videogame, teriam de gastar muito pouco para ter acesso a centenas de jogos. A partir do Playstation 3, a Sony criou uma série de dispositivos para impedir a pirataria de games. Desta forma, a receita com a venda de jogos aumenta, mas a de consoles diminui, pois muitos consumidores desistem da compra do console devido ao preço dos jogos.

Disponibilidade

O Playstation 4 está disponível em 57 países. Além da venda de consoles, a Sony Computer Entertainment comemorou também o número de jogos vendidos no mesmo período, que já chegou na casa dos 13,7 milhões. Alguns títulos de sucesso, como Killzone Shadow Fall, superaram sozinhos a casa dos dois milhões de unidades vendidas.

O sucesso do Playstation 4 pegou a Sony de surpresa. Atualmente, é difícil encontrar o console disponível nas lojas dos Estados Unidos. Até mesmo em grandes cidades, como Nova York, encontrar uma unidade do console é uma tarefa difícil. A Sony informou recentemente que isso se deve a um problema em seus estoques, o que deve ser normalizado até o final de abril. Por enquanto, os lotes de Playstation 4 estão chegando aos poucos nas lojas, se esgotando rapidamente. Nos Estados Unidos, o console está disponível para venda por U$399. Mesmo no Brasil, com o preço oficial do console em R$4 mil, o número de vendas tem sido satisfatório.

Matheus
Matheus #MorpheusGV
, Espirito Santo