Ex-designer da Rare revela curiosos detalhes sobre a criação de Diddy Kong Racing (N64) em entrevista

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1RQ3c5cmk4VERzdy9Vd3V0Q0ZiaGI0SS9BQUFBQUFBQWhjOC9IaEJBb1c2NFh5WS9zMTYwMC9pbWFnZW0uYm1w

Lançado em novembro de 1997 para Nintendo 64, o game Diddy Kong Racing foi uma das grandes sensações do Natal daquele ano, e também recebeu ótimas notas da crítica especializada. Embora à primeira vista o game pareça ser apenas um clone de Mario Kart 64, a impressão logo se desfaz depois dos primeiros minutos de jogo. Contando com um inovador modo aventura, modalidades multiplayer criativas, e a possibilidade de controlar três tipos de veículos diferentes - carrinhos, aeroplanos e hovercrafts -, Diddy Kong Racing conquistou o público por suas próprias qualidades.

Fruto do trabalho dos talentosos desenvolvedores do estúdio britânico Rare, Diddy Kong Racing começou na verdade como um projeto totalmente diferente, de um novo game de corrida da série RC Pro-Am (com títulos lançados para NES e Game Boy), a ser chamado Pro-Am 64. Foi isso que revelou Lee Musgrave, ex-designer da Rare, em entrevista ao site britânico Nintendo Life, que nomeou fevereiro como o "Mês do Kong", em comemoração ao lançamento de Donkey Kong Country: Tropical Freeze para Wii U.

Eu não sei como as políticas a respeito do assunto foram definidas, mas foi decidido que mudar o nome do game para Diddy Kong Racing funcionaria melhor, especialmente como um lançamento AAA para o Natal.

A Nintendo apreciou o fato de termos escolhido Diddy Kong ao invés de Donkey Kong; acho que isso se deve ao fato de que queríamos estabelecer Diddy Kong como um personagem nosso, e Donkey Kong como personagem deles.

Felizmente, as pistas estavam quase todas prontas, e as picapes [de RC Pro-Am 64] não haviam sido completamente desenvolvidas. Fizemos as mudanças meio que às pressas.

Uma das maiores preocupações da equipe de desenvolvimento era que Diddy Kong Racing fosse tão veloz como Mario Kart 64, onde a Nintendo criou os personagens com sprites ao invés de polígonos para conseguir um melhor desempenho. Inspirados por este truque gráfico, a equipe da Rare acabou encontrando uma boa solução para melhorar a sensação de velocidade em seu game.

As rodas em Diddy Kong Racing são na verdade sprites. Rob Harrison, um de nossos engenheiros de software, criou esta tecnologia que comandava o posicionamento da câmera em relação ao sprite. Como resultado, tínhamos carros 3D com rodas de sprites que pareciam sólidas e reais.

Musgrave ressalta que a adição do modo Adventure e dos três tipos de veículos controláveis não foi uma tarefa muito trabalhosa, e era algo que precisava ser feito para evitar comparações diretas com Mario Kart 64. O desenvolvedor lembra também que na época todos ainda estavam aprendendo a trabalhar com games tridimensionais, e que o ambiente de trabalho criado pelos irmãos Chris e Tim Stamper na Rare colaborou muito para estimular o potencial da equipe.

Na época, todos estavam aprendendo. Veja quantos motores gráficos de games existem hoje em dia, todos sabem como geometria e iluminação funcionam; na época, ninguém sabia sequer porque suas criações tinham de ser em triângulos.

As pessoas aprendiam conforme faziam, e para extrair o melhor do Nintendo 64 era preciso uma sucessão de truques engenhosos, onde você tinha de tentar superar o truque feito pelo seu colega.

Os irmãos Stamper eram realmente bons em te dar a liberdade para você fazer o que desejasse fazer, então todos na equipe se sentiam donos de Diddy Kong Racing.

Sem dúvida, a liberdade de criação e a extrema habilidade dos desenvolvedores da Rare em desenvolver grandes títulos em um curto período de tempo colaboraram para que Diddy Kong Racing fosse um dos grandes sucessos de vendas do Nintendo 64. Ajudado por uma massiva campanha de marketing, o game vendeu quase cinco milhões de cópias no mundo, um número bastante expressivo para a época.

Vale lembrar que um remake de Diddy Kong Racing chegou a ser lançado para o portátil DS em fevereiro de 2007, trazendo novidades bem interessantes como multiplayer online e editor de pistas. Rumores de uma sequência para o famoso game de corrida circularam pela internet em dezembro de 2012, mas nunca se concretizaram. E você, leitor, gostaria de ver Diddy e sua turma acelerando fundo mais uma vez no Wii U ou no 3DS? Comente.

Anônimo
Anônimo