Cientistas localizam gene que liga estrutura do cérebro a inteligência

#Notícia Publicado por fliperama_escudo, em .

Descoberta pode ajudar a entender por que algumas pessoas têm dificuldade de aprendizado

IMAGEaHR0cDovL2VkdWFyZG9jYXJ2YWxoby5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMDkvY2VyZWJyby5qcGc=

Pesquisadores encontraram um gene que vincula a inteligência à espessura da massa cinzenta cerebral. Segundo eles, a descoberta poderá ajudar os cientistas a entenderem como e por que algumas pessoas têm dificuldades de aprendizado, como portadores de esquizofrenia e autismo. O estudo foi publicado nesta terça-feira no periódico Molecular Psychiatry.

Os cientistas analisaram amostras do DNA de mais de 1 500 adolescentes saudáveis de 14 anos, assim como o córtex cerebral de cada um, por meio de exames de ressonância magnética. Essa região corresponde à camada mais externa do cérebro, chamada de massa cinzenta, e desempenha um papel fundamental na memória, atenção, percepção, consciência, raciocínio e linguagem. Além disso, os jovens foram submetidos a testes de inteligência verbal e não verbal.

Em uma segunda etapa, os pesquisadores analisaram mais de 54 000 variáveis genéticas possivelmente envolvidas no desenvolvimento cerebral e descobriram que, em média, os adolescentes com uma variante genética específica tinham um córtex mais fino no hemisfério cerebral esquerdo - e se saíam pior nos testes de capacidade intelectual.

"A variação genética que identificamos está associada à comunicação dos neurônios ", disse Sylvane Desrivieres, líder do estudo do Instituto de Psiquiatria do King's College, na Inglaterra. "A descoberta pode nos ajudar a entender o que acontece em certas formas de deficiências intelectuais que comprometem a capacidade de comunicação dos neurônios."

Sylvane salientou que suas conclusões não equivalem à descoberta de um "gene da inteligência". "É importante frisar que nossa inteligência está influenciada por muitos fatores genéticos e ambientais. O gene que identificamos explica apenas uma pequena parte das diferenças na capacidade intelectual."

fliperama_escudo
fliperama_escudo
, triangulo das bermudas