Cinco estádios da Copa já foram fotografados pelo Google Street View

#Notícia Publicado por rbmarques, em .

Maracanã e Mineirão tiveram imagens captadas que comporão tour virtual.

Google criará uma galeria digital com os 12 estádios da Copa do Mundo.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vNWpzTlpIb19ZaGMwZVJBU3QtRnN0dnB3X2JnPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzAyLzA2L3RyZWtrLmpwZw==

O Google já começou a captar as imagens para o serviço Street View, que mostra cenas de ruas e lugares famosos, dos estádios brasileiros que serão usados na Copa do Mundo 2014, informou a empresa ao G1.

A empreitada começou no ano passado. Cinco arenas já foram fotografadas completamente: Maracanã, no Rio, Mané Garrincha, em Brasília, e Arena Pernambuco, em Recife, Fonte Nova, em Salvador, e Mineirão, em Belo Horizonte.

O G1 questionou o Google se as obras inacabadas dos estádios poderiam atrasar a coleta de imagens. "Como a ideia é disponibilizar imagens de dentro dos estádios, principalmente gramado e arquibancadas, só poderemos fazer a captura dessas imagens quando os estádios estiverem prontos", afirmou a empresa, em entrevista por e-mail.

Segundo o Google não há previsão de quando o trabalho será concluído, mas as imagens irão compor uma espécie de galeria especial com todos os estádios da Copa. Nesse sentido, o Google possui o Cultural Institute que permite fazer passeios por exposições digitais de vários museus do mundo e obras de arte de rua.

Dentro de campo

Inicialmente focado em imagens de ruas e vias urbanas, o Street View também passou a mostrar cenas internas de pontos turísticos e prédios e locais famosos. E assim será com os estádios da Copa: os internautas poderão fazer um tour virtual pelo interior das arenas que abrigarão os jogos.

Além de poder passear virtualmente pelas rampas de acesso, arquibancadas e galerias dos estádios, os internautas poderão até entrar no campo em que as partidas serão disputadas.

"Os torcedores terão a sensação de estar no meio do campo, com uma visão 360º graus do estádio", afirmou o Google.

Áreas destinadas à circulação dos jogadores, como os vestiários, porém, não farão parte da coletânea de imagens, porque, segundo o Google, as condições para captação de fotografias não são ideias. Falta iluminação, por exemplo.

Para captar as imagens, o Google utilizou uma mochila especial, chamada de "trekker", que capta imagens a cada cerca de dois segundos. Da mochila emerge uma haste. No alto dela, uma esfera concentra quinze câmeras posicionadas para não perder nenhum detalhe do local. O "trekker" foi o mesmo sistema usado para captar as imagens do Cristo Redentor

Rafael Barros
Rafael Barros #rbmarques
, Várzea Grande - MT
Publicações em Destaque