Jogo da moda, 'Flappy Bird' fatura US$ 50 mil por dia

#Notícia Publicado por Mponto, em .

Lançado em maio do ano passado, o 'Flappy Birds' passou meses incógnito nas lojas de aplicativos para iPhone e Android, mas nas últimas semanas ganhou milhões de adeptos e lidera as listas de downloads na App Store e Google Play. Em entrevista ao site The Verge, Dong Nguyen, desenvolvedor vietnamita criador do sucesso, afirma que o viciante joguinho já fatura US$ 50 mil por dia apenas com anúncios e já foi baixado mais de 50 milhões de vezes.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL3BicElZMUIuanBn

O valor não é alto quando comparado a jogos como "Candy Crush", que chegou a faturar US$ 850 mil diários, mas bastante para um jogo gratuito com ganhos apenas com publicidade. Em "Flappy Bird", o jogador controla um pássaro com toques na tela. Com gráficos pixelados, o visual de 'Flappy Bird' lembra a série 'Mario Bros'. O pássaro se parece com os cascos das tartarugas no game da Nintendo, e o objetivo é fazer com que ele voe entre tubos verdes.

O jogo é difícil, extremamente difícil. A mecânica é simples: o pássaro cai se o jogador não tocar na tela e, a cada toque, um leve bater de asas o impulsiona para cima. As aberturas entre os tubos ficam em alturas diferentes e, se o pássaro encostar neles, o jogo termina.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2lZNHRob1EuanBn

Em entrevista ao site Chocolate Lab Apps, Nguyen diz ter tido "sorte" pelo sucesso do game. Programador independente, ele trabalha sozinho no seu estúdio, o .Gears. "Flappy Bird" levou entre dois e três dias para ser programado, e o desenho do pássaro foi reaproveitado de um projeto abandonado em 2012.

- Eu fiz o jogo sozinho, sem uma equipe. Os meus jogos são muito simples, então não preciso de muitos recursos - afirmou.

O sucesso de Nguyen impressiona tanto que surgiram rumores de que ele teria utilizado bots para ajudar a viralizar o game. Contudo, uma rápida busca pelo jogo em redes sociais, como Twitter e Facebook, explicam a sua popularidade.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0FBNDlJMGkucG5n

- Eu não usei métodos de promoção. Todas as contas no Twitter, Facebook e Instagram sobre "Flappy Bird" não são minhas. A popularidade pode ser sorte minha - afirmou Nguyen. - Eu acho que os jogos mobile feitos no ocidente são desnecessariamente complexos para as massas. Então, tente fazer jogos mais simples, aprendendo como as reações dos jogadores podem ajudar.

A reação, normalmente de raiva com o "Game Over" que surge na tela, é um dos motivos da popularidade do jogo. No YouTube são inúmeros os vídeos com a reação dos jogadores, assim como no Twitter e Facebook.

Mponto
Mponto
, Brasil