As baterias do futuro podem funcionar movidas a açúcar

#Notícia Publicado por fullmetalchemistry, em .

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vX0poYklSYmhjckJfZ1pfbVdxMHV0eWJyZElzPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzAxLzIyL3poYW5nLXZpcmdpbmlhLWZ1ZWwtY2VsbC1nbHVjb3NlLTY0MHgzNTMuanBn

Uma equipe de cientistas desenvolveu uma bateria 10 vezes mais eficiente que as atuais usando açúcar - o objetivo é que ela seja uma alternativa ecológica às baterias de lítio dos smartphones

Pesquisadores da faculdade Virginia Tech desenvolveram uma bateria movida à açúcar. Segundo eles a escolha do material foi óbvia. Há um motivo pelo qual quase todos seres vivos da Terra são 'movidos' à açúcar - suas moléculas são cheias de energia, fáceis de serem transportadas e digeridas. O objetivo é que a invenção substitua as convencionais (e poluentes) baterias de lítio em smartphones e tablets em até 3 anos.

Para gerar energia, a bateria realiza reações químicas entre as moléculas do açúcar - basta que o usuário despeje uma solução de maltodextrina (um tipo de açúcar) em seu interior em vez de deixar o gadget ligado a uma tomada, como acontece hoje.

O método não é inovador, afinal baterias de açúcar já foram criadas, mas é a primeira vez que um protótipo do tipo consegue apresentar uma melhor performance - tanto em densidade de energia quanto em menor necessidade de recarga. Se comparada com as baterias tradicionais, o açúcar da Virginia Tech teria 10 vezes mais durabilidade.

Por açúcar ser um composto encontrado facilmente na natureza - e biodegradável - a alternativa também se torna mais ecológica do que as baterias de lítio, altamente tóxicas e consideradas um problema ambiental por seu descarte. Com o uso da nova bateria, o único produto residual é água. Outra vantagem é o preço - por ser feita com compostos abundantes e baratos, dificilmente ela seria tão cara quanto um equipamento que usa metais pesados.

O próximo passo para os cientistas é estudar como uma bateria dessas pode ser recarregada múltiplas vezes, além de formas de uso que transcendam os gadgets. Afinal, por ser feita de compostos 'naturais', ela também pode estar em marcapassos e implantes subcutâneos de sensores. Em outras palavras, dentro de organismos vivos, sem apresentar risco de intoxicação.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vZGxXcGpuaV9QMS02bkIyU2gxc0FMX0d1WG1ZPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE0LzAxLzIyL2JhdGVyaWFhY3VjYXIxLmpwZw==

trolomokgualfor
trolomokgualfor #fullmetalchemistry