A Nintendo definitivamente não está morrendo, mas ela precisa se adaptar

#Artigo Publicado por Enigma.pbs, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1SRjJ3TEdEdUNhMC9UNExTeVBFeE01SS9BQUFBQUFBQUFGTS8tTlVtejVDWkhBZy9zMTYwMC93aWklMkJ1JTJCc2lsdmVyJTJCYmxhY2slMkJhbmQlMkJ3aGl0ZSUyQnJlbmRlci5wbmc=

A coisa mais importante que a empresa precisa perceber é que ela tem de fazer alguma coisa. A estratégia até agora tem sido a de continuar uma campanha de marketing fraca, trazer as franquias padrão da Nintendo para conduzir o interesse dos jogadores, e apenas ter uma espécie de esperança de que as coisas vão funcionar.

A Nintendo não divulgou os números de vendas de dezembro para o Wii U, mas a empresa prevê o seu terceiro prejuízo anual devido a uma série de fatores, incluindo uma queda no preço do Wii U e fracas vendas de hardware.

A empresa está se esforçando para chegar aos jogadores dos EUA. O nome do Wii U é confuso para os jogadores que já possuem um Wii. O console é significativamente fraco comparado com o Xbox One e o Playstation 4, ambos os quais estão vendendo em ótimo número.

Mas os problemas que o Wii U tem são facilmente corrigíveis, e nenhum deles afundará a empresa. A Nintendo acumulou em caixa cerca de US$ 14 bilhões em moeda, o que permite à empresa pensar em tudo à longo prazo. Mas estas questões em conjunto mostram que a empresa infelizmente está ficando para trás e o que os jogadores querem jogos 'modernos' e hardware 'moderno'. E isso não significa apenas melhores gráficos.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lZm0uY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzExL05pbnRlbmRvLU5ldHdvcmstUmV2ZWFsLmpwZw==

Então, o que precisa acontecer?

A resposta é curta: Qualquer coisa! Um analista disse recentemente em seu twitter: "O primeiro passo para a recuperação é reconhecer o problema. Eu ainda não vi eles reconhecendo isso."

O Wii U é um grande aparelho e que pode se igualar com seus concorrentes de várias formas. A capacidade de jogar um jogo no GamePad enquanto sua família assiste outra coisa na televisão é incrível, e isso é ótimo se você tem filhos.

Eu sempre trouxe o Wii U para o quarto e o mantive ligado ao lado da cama sem sequer me preocupar em anexá-lo à uma televisão. Passei várias noites jogando no quarto com fones de ouvido enquanto minhas esposa lia do meu lado. Nintendo Land tinha vários conceitos interessantes para vários jogadores que só funcionou porque o jogador com o GamePad tinha informações que ninguém mais podia ver. Mas a Nintendo não fala muito sobre essas coisas.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzEubGVzbnVtZXJpcXVlcy5jb20vbmV3cy8yNC8yNDYxNS9XaWktVV9HYW1lcGFkX0RyYXcuanBn

A empresa podia ser mais agressiva liberando o catálogo de jogos antigos de consoles como NES, SNES, Game Boy e Nintendo 64, e deixar que cada compra funcionasse em todos os dispositivos. Se você comprar Mario 64 para jogar no seu Wii U, você será capaz também joga-lo no seu 3DS. A coleção da Nintendo de jogos antigos é incrível e é um dos seus pontos mais fortes, e isso raramente é aproveitado de uma forma séria.

Podiam oferecer jogos clássicos em maior resolução. Emuladores e programas hackeados têm permitido aos jogadores desfrutar de clássicos da Nintendo com gráficos atualizados, talvez seja hora de começar a oferecer esta opção de uma forma que permita que os jogadores apoiem a empresa diretamente. A desvantagem é que esta abordagem limitaria a capacidade de fazer um grande negócio fora de jogos como The Wind Waker HD, mas esses lançamentos não acontecem com muita regularidade.

bUJJR0Z1cnYzSE0=

A falta de novos jogos que tirem proveito da capacidade do GamePad é frustrante, o Wii U oferece uma série de inovações na jogabilidade e no multiplayer que mesmo o software first-party raramente usa. ZombiU ofereceu uma série de coisas novas e interessantes ao gênero, mas é claro que morreram devido às baixas vendas.

O Wii U tem a possibilidade de se tornar um dos melhores sistemas multiplayer local desde o Nintendo 64, e seria interessante se a Nintendo aposta-se mais nisso.

Não é tão fácil...

As soluções possíveis são muitas, e nenhuma é fácil, mas a empresa tem que fazer alguma coisa. A redução dos preços não ajuda muito, pois os novos jogos de franquias já conhecidas não vai atrair os jogadores que ainda não têm o sistema.

A Nintendo nunca teve medo de experimentar coisas novas, a empresa tem tempo para parar e pensar graças às suas reservas impressionantes de dinheiro, mas isso não é uma estratégia viável a longo prazo. O próximo passo da Nintendo é uma questão em aberto, mas o que está em debate aqui é que a Nintendo precisa se mover.

Vinicius
Vinicius #Enigma.pbs
, RJ