Intel vai pagar 1.5 mil milhões à nVidia em acordo judicial

#Notícia Publicado por Crocre, em .

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDEvYXVzdGluLXBvd2Vycy5qcGc=

A Intel e a nVidia chegaram a acordo, resultando na partilha de patentes entre as empresas e o pagamento pela Intel de 1.5 mil milhões de dólares.

Já não é a primeira vez que a Intel se vê forçada a aceitar um acordo judicial com uma rival após desentendimentos legais. Em 2009 a Intel tinha aceite um acordo com a AMD, onde iria pagar 1.25 mil milhões de dólares por danos à AMD aquando da manipulação do mercado.

No caso da nVidia, a questão veio dos tempos dos CPUs da arquitectura Nehalem, lançados em 2007. Nesta altura a Intel bloqueou a nVidia de produzir chipsets para motherboards com CPUs da arquitectura Nehalem. Assim, a Intel negou à nVidia acesso a um mercado considerável, pois até esse ponto a nVidia tinha uma boa quota de mercado a desenhar vários chips para motherboards da Intel .

Agora as duas empresas chegaram a acordo. A Intel terá de pagar 1.5 mil milhões de dólares e ambas as empresas irão partilhar um vasto conjunto de patentes, num acordo de 6 anos.

Para uma empresa da dimensão da Intel, este tipo de pagamentos por acordo legal não colocam a empresa em risco, mas de certeza que irá afectar os resultados financeiros anuais.

Doug Melamel, Vice Presidente Sénior da Intel afirmou as vantagens de finalmente terem chegado a acordo.

"Este acordo termina a disputa legal entre as nossas empresas, mantém a paz na luta entre patentes e oferece protecção para a liberdade no desenho de novos productos. Isto também permite que as nossas empresas possam focar os seus esforços na inovação e desenvolvimento de novos productos."

Do lado da nVidia, Jen-Hsun Huang, o Presidente e CEO da empresa, afirmou referiu a vantagem para novos produtos da nVidia.

"Este acordo marca uma nova era para a nVidia. O nosso acordo de licenças com a Intel reflecte o valor significativo que as nossas soluções de tecnologia visual e de computação paralela. Também mostra a importância das nossas invenções para o futuro da computação pessoal, bem como para os mercados em expansão de dispositivos moveis e de cloud computing."

Junior
Junior #Crocre
Publicações em Destaque