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Está chegando uma nova versão da API gráfica OpenGL, que domina entre os dispositivos móveis, e umas das novidades é o suporte de computação acelerada por GPU.
Isto ocorre depois de 2 anos do lançamento do OpenGL ES 3.0, com a Khronos Group anunciando seu sucessor, o OpenGL ES Next, que provavelmente termine recebendo o nome comercial de OpenGL ES 4.0.
Vale lembrar que o OpenGL ES tornou-se uma das API gráfica predominante na indústria, com uma quota que atinge quase todos os smartphones, tablets e phablet, superando até mesmo (em termos de plataforma base instalada) APIs como o Microsoft DirectX.
O OpenGL ES Next ainda não tem uma data definida, apenas sabe-se que será lançada neste. E as suas principais novidades são:
Processanento de Shaders
O OpenGL ES finalmente abriu os braços para aplicações aceleradas por GPU (embora não sejam destinados para competir contra outras API da Khronos como o OpenCL), permitindo a execução de aplicações de computação intensa (operações atômicas) nas unidades de processamento de shader das GPUs, permitindo assim a execução de vários efeitos gráficos acelerados por GPU.
Retro- compatibilidade
Para manter seu compromisso com as versões anteriores, o novo OpenGL ES Next terá suporte a retro-compatibilidade com aplicações gráficas e jogos com base nos OpenGL ES 3.0 e OpenGL ES 2.0, que poderão ser executados de forma otimizada a partir da nova API.
O que mais
Entre outras novidades do OpenGL ES Next, temos:
- Separate shader objects.
- Indirect draw commands.
- Funcionalidade aprimorada da textura, que inclui multisample textures e stencil textures.
- Aprimoramento da funcionalidade de linguagem do sombreamento.