Khronos Group anuncia OpenGL ES 4.0

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy5iZXRhemV0YS5jb20vd3d3LmNody5uZXQvdXAvMjAxNC8wMS9PcGVuR0wtRVMtTmV4dC1wb3J0YWRhLTk2MHg2MjMuanBn

Está chegando uma nova versão da API gráfica OpenGL, que domina entre os dispositivos móveis, e umas das novidades é o suporte de computação acelerada por GPU.

Isto ocorre depois de 2 anos do lançamento do OpenGL ES 3.0, com a Khronos Group anunciando seu sucessor, o OpenGL ES Next, que provavelmente termine recebendo o nome comercial de OpenGL ES 4.0.

Vale lembrar que o OpenGL ES tornou-se uma das API gráfica predominante na indústria, com uma quota que atinge quase todos os smartphones, tablets e phablet, superando até mesmo (em termos de plataforma base instalada) APIs como o Microsoft DirectX.

O OpenGL ES Next ainda não tem uma data definida, apenas sabe-se que será lançada neste. E as suas principais novidades são:

Processanento de Shaders

O OpenGL ES finalmente abriu os braços para aplicações aceleradas por GPU (embora não sejam destinados para competir contra outras API da Khronos como o OpenCL), permitindo a execução de aplicações de computação intensa (operações atômicas) nas unidades de processamento de shader das GPUs, permitindo assim a execução de vários efeitos gráficos acelerados por GPU.

Retro- compatibilidade

Para manter seu compromisso com as versões anteriores, o novo OpenGL ES Next terá suporte a retro-compatibilidade com aplicações gráficas e jogos com base nos OpenGL ES 3.0 e OpenGL ES 2.0, que poderão ser executados de forma otimizada a partir da nova API.

O que mais

Entre outras novidades do OpenGL ES Next, temos:

  1. Separate shader objects.
  2. Indirect draw commands.
  3. Funcionalidade aprimorada da textura, que inclui multisample textures e stencil textures.
  4. Aprimoramento da funcionalidade de linguagem do sombreamento.
TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro