Ligas locais são mais atrativas para os fãs europeus do que a UEFA Champions League

#Artigo Publicado por jardisson, em .

Desde que passou a implorar pelo feedback dos fãs mundo afora, a Konami se debruçou sobre toneladas de e-mails, pesquisas, enquetes e tradutores contratados para saber "o que rola" e se passa na cabeça dos fãs do game. Os resultados preliminares são meio que óbvios: os fãs dão mais valor as suas ligas locais do que aos torneios continentais. Russos, Gregos e Turcos, fãs que formam uma comunidade gigantesca de PES na Europa ficariam mais tentados a comprar o game com suas ligas locais no game do que a Champions League ou a Europa League.

IMAGEaHR0cDovL2kxLnl0aW1nLmNvbS92aS9SbnVSWFJHSHJyVS9tYXhyZXNkZWZhdWx0LmpwZw==

Ningúem além da própria Konami sabe exatamente quanto custam as licenças das principais competições de clubes do mundo: Champions League e Europa League, mas a aquisição das ligas da Rússia, Turquia e Grécia (com a da Bélgica correndo firme e forte por fora) custariam menos aos cofres da empresa.

Um dos principais problemas que a Konami encontra é o fato de não poder reproduzir em nenhuma das duas competições, os clubes que tem exclusividade com a Eletronic Arts. Sem o apelo que se imaginava, não dá para condenar a Konami caso ela deseje substituir os torneios da UEFA por mais competições locais. Conta-se também o fato de que gregos e turcos por exemplo, todos os anos fazem mega abaixo-assinados para a inclusão de suas ligas no game.

Um torneio genérico, algo como 'European Club Championship', no formato da Champions League, substituindo as caríssimas licenças da UEFA talvez seja um passo bem pensado. Mais do que isso, o desejo do consumidor e fã do game. O fato da Eletronic Arts sempre se preocupar muito mais com ligas locais, incluindo as segundas divisões europeias na série FIFA, é mais uma prova que o fã não dá tanto valor a Champions League quanto os clubes, esses sim: obcecados pelos milhões e milhões dos direitos de TV, Merchandising e etc.

Com relação a América do Sul, a Konami ainda não deu nenhuma dica do que pode fazer em PES 2015, além das inclusões da Copa Sul Americana e Recopa, que junto a Libertadores estão licenciadas até 2016. Falou-se muito na Liga do Uruguai, mas é um mercado bem pequeno, contrastando com aquilo que a Konami quer: mercados maiores, com um conjunto de clubes mais atrativos.

Enfim, você fã: trocaria a UEFA Champions League e Europa League por mais torneios europeus?

PS: esse é apenas um tópico, longe de ser a maior das reclamações dos fãs. Nem mesmo os problemas do game online causam tanta irritação nos fãs do que a pobre Master League, tão pouco interessante nos últimos anos. O que os fãs claramente querem é um mix da velha Master League, integrada ao Become a Legend com cara de Football Manager 2014.

A maioria do que os fãs querem é facilmente executável, e se a Konami realmente der ouvidos as sugestões da galera, PES 2014 será lembrado como um mero tropeço, que gerou ira e desgosto nos fãs, mas basta seguir algumas das poucas sugestões pedidas por ela que Pro Evolution Soccer 2015 certamente apagará esse tropeço

da sua história.

3, 2, 1 migrando para FIFA?

Conta outra vai… essa revolta eu também já viví. Mas na alegria e na tristeza, PES é nossa casa. Que possa vir a Russian Premier League, Superleague Greece e Sportoto Süper Lig que a gente vai ser muito feliz.

jardi
jardi #jardisson