Nvidia apresenta seu processador Tegra K1 com 192 núcleos

#Notícia Publicado por davidgbf, em .

IMAGEaHR0cDovL2NkbjAuc2JuYXRpb24uY29tL2VudHJ5X3Bob3RvX2ltYWdlcy85NjQyOTY3L0RTQ18wNzE3X2xhcmdlX3ZlcmdlX21lZGl1bV9sYW5kc2NhcGUuanBn

O CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, após quase um ano prometendo poder computacional descomunal para os chamados "superphones", subiu ao palco na CES para revelar o mais recente processador móvel para Android da empresa. O Tegra K1, com 192 núcleos CUDA, não foi projetado apenas para smartphones e tablets, mas também para televisores 4k, consoles e carros.

O novo processador da Nvidia é o mais recente na família Tegra, sucedendo o Tegra 4. A GPU Kepler do novo processador Tegra promete trazer para os dispositivos móveis poder de computação e de jogos como a dos laptops, sem sacrificar a vida da bateria. Os 192 núcleos (que não devem ser confundidos com a nomenclatura dual-core e quad-core) na GPU Kepler é um pequeno pedaço do poder tirado dos laptops ou PCs, mas que superam os 72 núcleos do Tegra 4. A empresa demonstrou na SIGGRAPH ano passado que o Kepler móvel tem mais poder bruto de computação que o PlayStation 3.

R2tKNVB1cFNoZms=

De acordo com o relatório oficial, o K1 é oferecido em duas versões: a primeira é um processador 32-bit quad-core ARM Cortex A15, similar ao Tegra 4; a segunda versão é uma tão esperada CPU 64-bit dual-core ARM, codenome "Denver", a primeira CPU desenvolvida pela Nvidia. Divulgado na CES 2011, o "Projeto Denver" não era esperado tão cedo. O lançamento do processador coloca a Nvidia no mesmo ramo da Intel.

A versão Tegra K1 A15 terá frequência máxima de 2.3GHz, enquanto a versão Denver operará a 2.5GHz. O primeiro é esperado para o primeiro semestre deste ano, enquanto o segundo é esperado para a segunda metade.

IMAGEaHR0cDovL2ltZzcwNy5pbWFnZXNoYWNrLnVzL2ltZzcwNy85MTkzL2sxbHQuanBn

IMAGEaHR0cDovL2ltZzQyLmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNDIvODQ3Mi9wbHFjLnBuZw==

SXFxQklpNnktR2M=

David
David #davidgbf

PC WINS!

, Curitiba, Parana, Brasil