YouTube apresentará novo sistema de "streaming" 4k na CES

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE0LzAxL3RodW1icy90aHVtYi01MTIxNzAxMzYteW91dHViZS1yZXNpemVkLmpwZw==

O YouTube apresentará um novo sistema de transmissão (streaming) em resolução 4k, também chamada de Ultra HD, durante a feira de eletrônicos de consumo CES 2014, que começa no próxima terça-feira (7), em Las Vegas. A novidade funciona com uma codificação inédita desenvolvida pelo Google chamada VP9.

Segundo o site Giga OM, a tecnologia funciona com a mesma qualidade do H264, usada em vídeos do site em resolução HD, mas redução a quantidade de dados necessária para transmissão pela metade. O codec não é exclusivo para a qualidade 4k e também pode ser usado na veiculação de conteúdos em HD.

A apresentação do YouTube será feita nos estandes da Sony e da Panasonic, mas a companhia deve anunciar parceria com outras 19 empresas que apoiam o projeto. Alguns exemplos são Intel, Samsung e Toshiba.

O novo formato de resolução 4k leva esse nome por ter quatro vezes mais pixels do que o HD, ou seja, 3.840 por 2.160p. Apesar de TVs e monitores com essa resolução ainda terem preços relativamente altos, o Google parece investir nesse segmento esperando por uma popularização desse novo padrão de qualidade de imagem nos próximos anos.

Entretanto, os primeiros modelos de TVs com suporte ao VP9 devem chegar ao mercado apenas em 2015. Como o codec é de uso livre, não terá cobrança de royalties. Portanto, ele pode beneficiar não apenas o YouTube, mas também outros serviços de vídeo que o adotarem na transmissão HD ou 4k.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro