O primeiro jogo no Steam retirado dos jogadores que já o pagaram

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2VuZTMucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTIvU3RlYW0uanBn

Recentemente o Steam retirou pela primeira vez um jogo, não só da sua loja, mas também da biblioteca de jogos de todos os jogadores que o compraram.

O jogo em causa é o Order of War: Challenge, sendo que este não foi apenas removido da loja do Steam como aconteceu anteriormente com outros jogos. Desta vez, por causa de questões técnicas e de DRM, o jogo deixou de funcionar e como tal, a Steam removeu-o completamente, incluindo das bibliotecas de jogos dos usuários.

O motivo

Este tem um sistema de DRM que exige uma ligação de Internet constante e como a Square Enix não quer continuar a suportar o jogo, não querendo gastar dinheiro em manter os servidores de verificação e não querendo lançar uma patch para remover este sistema de DRM, o resultado é que é impossível jogar este jogo.

Isto significa que quem comprou este jogo, deixou de o possuir completamente, como se este nunca tivesse existido. Muitas vezes os jogadores se questionaram sobre o que iria acontecer aos seus jogos caso o Steam desaparece e parece que agora temos a resposta.

Tal como diz o Terms of Service do Steam, apenas "alugamos" o direito ao acesso a um jogo e não a compra real deste, como estávamos habituados antigamente.

Licença de Software Geral

"O Steam e as suas Subscrições necessitam da transferência e instalação automáticas de Software para o seu computador. Pela presente, a Valve concede, e o utilizador aceita, uma licença limitada, rescindível e não exclusiva, bem como o direito de utilização do Software para uso pessoal e não comercial (exceto se a utilização comercial for expressamente autorizada neste documento ou nos Termos de Subscrição aplicáveis), em conformidade com o presente Acordo, incluindo os Termos de Subscrição".

"O Software é alvo de atribuição de licença, não de venda. A sua licença não confere qualquer título ou propriedade sobre o Software. Para utilizar o Software, necessita de ter uma Conta Steam e pode necessitar de executar o cliente Steam e de ter uma ligação à Internet".

Com a mudança para sistemas digitais e com vários jogos a usarem sistemas de DRM que requerem uma ligação constante à Internet, a posse dos jogos que compramos é cada vez mais algo efémero, sendo que nós os consumidores e jogadores ficamos à mercê da vontade da empresa que fez o respetivo jogo.

Verdade seja dita, não é a primeira vez que os jogadores são impedidos de jogar um jogo pelo qual pagaram, por causa de um sistema de DRM draconiano, sendo os casos do SimCity e do Diablo 3 os mais notórios. Mas desta vez, vemos um jogo a ser completamente removido, com perda completa para o consumidor que pagou por ele.

ATUALIZAÇÃO

Ao que parece, a parte single-player do jogo Order of War: Challenge ainda se encontra disponível no Steam, e apenas o conteúdo multi-player foi removido.

Isso é bom, e muda alguns detalhes no post acima.

forbes

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque