Arma laser realiza testes bem sucedidos

#Notícia Publicado por ave-glaison, em .

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzQuYnVzaW5lc3NpbnNpZGVyLmNvbS9pbWFnZS81MmE4YWJmNWVhYjhlYWRkMjBhNmI4NzgtODAwLS9waWN0dXJlMS0yLmpwZw==

Pela primeira vez, o Army Space and Missile Defense Command do Exército americano utilizou uma viatura de oito rodas equipada com laser de alta potência para eliminar com sucesso 90 alvos entre morteiros e aeronaves não tripuladas (VANTs).

O Demonstrador Móvel de Laser de Alta Potência (HEL MD, na sigla em inglês), construído sob encomenda pela Boeing, foi testado no campo de teste de mísseis de White Sand, e confirmou a capacidade de um canhão laser móvel para conter foguetes, artilharia, VANTs, bem como os sensores de reconhecimento empregados nos drones.

O sistema de controle do feixe é composto por uma torreta em forma de cúpula, que cobre todo a área do teto de um veículo tático pesado (HEMTT). A estrutura de direcionamento pode rotacionar 360 graus, e um complexo de espelhos aponta e concentra o feixe em direção ao alvo desejado. O disparo do laser alcança velocidade de aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo - a velocidade da luz.

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYzEuYnVzaW5lc3NpbnNpZGVyLmNvbS9pbWFnZS81MmE4YWIwZmVjYWQwNDU4MDRhZTVlNGItMzAwLTMwMi9iZHNfaGVsX3RkMV8zMDAuanBn

De acordo com o vice-presidente da Boeing Directed Energy Systems, Mike Rinn, "esses testes foram os primeiros em que o HEL MD neutralizou disparos repetidos de morteiros, bem como ameaças aéreas a uma velocidade próxima da luz, e com alto grau de precisão". As demonstrações foram feitas com um canhão laser de 10kW, que será substituido por um de 100kW nas provas subsequentes.

O desenvolvimento dos lasers é resultado de uma parceria entre o Exército e a Boeing que já dura sete anos, e que passou por 2013 com um orçamento oscilante de 12,4 milhões de dólares. No começo deste ano, a Marinha americana anunciou planos para empregar um sistema de laser a bordo da estação flutuante USS Ponce em 2014.

ave-glaison
ave-glaison