Novo conector USB poderá ser encaixado de qualquer lado

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A USB 3.0 Promoter Group revelou recentemente que a próxima geração de conectores USB está em fase avançada de desenvolvimento. E quais as suas vantagens em relação aos padrões atuais? Dimensões menores e, principalmente, formato reversível, tal como acontece com o Lightning, da Apple, por exemplo.

Esta característica indica que o novo padrão, chamado de "tipo C", poderá ser encaixado no dispositivo a partir de qualquer lado, ou seja, você não passará mais pela frustrante experiência de tentar encaixar o conector em uma entrada USB e, logo em seguida, ter que virá-lo ao constatar que tentou fazê-lo com a orientação errada.

A preocupação com as dimensões reduzidas, por sua vez, se baseia em parte ao uso cada vez maior dos atuais conectores Micro USB em dispositivos móveis. Embora esta versão seja bastante reduzida, o conector compatível com USB 3.0, denominado Micro USB 3.0, precisa de uma "extensão" que parece inviabilizar a sua adoção em larga escala. Atualmente, há poucos aparelhos que o utilizam, sendo o Galaxy Note 3 um deles:

IMAGEaHR0cDovL3RlY25vYmxvZy5uZXQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTIvbWljcm91c2JfMzAtNjAweDM5OC5qcGc=

Apesar do foco em dispositivos móveis, a USB 3.0 Promoter Group tratou de deixar claro que, tal como acontece atualmente, o novo conector deverá atender a toda variedade de dispositivos e, como não poderia deixar de ser, será capaz de aproveitar a velocidade do novo USB 3.1, assim como possibilitará alimentação elétrica de maneira mais eficiente.

Uma vez que o padrão ainda não foi finalizado, a USB 3.0 Promoter Group não arriscou liberar nenhuma foto do novo formato, mas as características já reveladas deixam claro que o conector não será compatível com os encaixes USB atuais (tipo A e tipo B, esta última comum em impressoras), a não ser com uso de adaptadores.

De acordo com a organização, as características do conector tipo C estarão sob avaliação da indústria até o final do próximo trimestre. Se tudo ocorrer dentro do planejado, as especificações finais serão liberadas no meio de 2014.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS