Black Friday: R$ 390 Milhões E 5 Mil Reclamações

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9tLmFrLmZiY2RuLm5ldC9zcGhvdG9zLWcuYWsvaHBob3Rvcy1hay1wcm4xL3A0ODB4NDgwLzUyOTIyM182MTIyNzg5OTU0OTU5NjRfNDA1NTg2NjAxX24uanBn

A edição deste ano tentou apagar a imagem de "Black Fraude", de 2012, com um código de ética e maior seleção de participantes, mas mesmo assim houve milhares de reclamações sobre maquiagem de preços, problemas de pagamento e falhas no atendimento das empresas participantes.

Mesmo com tantas reclamações a Black FriDay brasileira fechou o evento com lucro recorde, segundo o próprio E-bit estima-se que o lucro em menos de 24 horas de promoção foi de R$ 390 Milhões.

Teve empresas que lançavam suas promoções via Facebook, como a Kabum, segundo muitos compradores que comentaram na própria pagina da empresa na rede social as promoções terminavam em questões de milésimos de segundos, isso mesmo, a empresa a anunciava que certo produto estava com x% de desconto que em menos de 1 segundo já não tinha mais o produto em estoque. A vários relatos sobre isso na página https://www.facebook.com/kabum.com.br.

Um dos casos que mais revoltaram os internautas foi a venda do Xbox One pelo mesmo preço pago nos Estados Unidos. Veja imagem abaixo.

IMAGEaHR0cHM6Ly9tLmFrLmZiY2RuLm5ldC9zcGhvdG9zLWcuYWsvaHBob3Rvcy1hay1wcm4xL3A0ODB4NDgwLzUyOTIyM182MTIyNzg5OTU0OTU5NjRfNDA1NTg2NjAxX24uanBn

Só que o link que dava acesso a esse preço tinha vazado, e a Kabum resolveu suspender a promoção e se comprometeu em lançar uma outra com mesmo preço para o console. Entretanto um internauta diz ter conseguido novamente o link da promoção antes mesmo dela anunciar via facebook que estava o Xbox One com descontão, segundo o mesmo no link ele não conseguia comprar já mostrava que o produto tava indisponivel, isso justificava por que o produtos acabam em segundos, ou melhor, a empresa dava desconto mais não deixa niguem comprar. Assista o vídeo abaixo sobre isso:

djR1NnVyX2hWMzQ=

Há muito outros compradores furiosos com a Kabum por isso, esperavam horas por promoções, iguais a esta do Xbox One, e não conseguiram comprar devido a essa super rapidez com que o estoque era esgotado.

Outros questionavam Kabum para divulgar a porcentagem de compras concluídas com sucesso das promoções da Black Friday, ou seja, se os supostos "ninjas" geraram pelo menos o boleto para finalizar a compra. Pois muitos duvidam que essas pessoas tenham comprado mesmo os produtos.

No ranking elaborado pelo ReclameAQUI com as reclamações referentes à Black Friday, das empresas oficialmente cadastradas, os cinco primeiros lugares foram ocupados por grandes varejistas.

O primeiro colocado em número de reclamações foi o Extra.com.br com 530 reclamações e 624 atendimentos feitos via RA Chat, uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo ReclameAQUI para as empresas participantes.

Em seguida veio o Submarino (426 reclamações e 1168 chamadas no RA Chat), em terceiro lugar, o Ponto Frio - Loja Virtual (363 reclamações e 484 chamadas no RA Chat), em quarto, a Americanas.com (262 reclamações e 1118 chamadas no RA Chat) e finalizando o Top 5, as Casas Bahia - Loja Virtual (166 reclamações e 223 chamadas no RA Chat).

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2cucmVjbGFtZWFxdWkuY29tLmJyL3VwbG9hZHMvMjAxMy8xMS9yYW5raW5nZmluYWwucG5n

Entre as queixas mais comuns este ano, as promoções do tipo "metade do dobro" continuaram no topo. Consumidores de todo o país denunciaram que preços foram elevados nos dias anteriores a promoção para permitir descontos falsos de até 70%, quando na verdade o nível de preços apenas se aproximava da média do último mês.

Também houve um apagão em vários sites durante as duas primeiras horas do evento. Várias das lojas online participantes não aguentaram o volume de acessos e saíram do ar ou travaram no momento de finalizar as compras. Depois deste horário houve outros registros de problemas técnicos, mas menos disseminados.

Black Friday: Em 6 horas, lojas já bateram os próprios recordes diários de reclamação

A diferença entre os preços anunciados e os valores apresentados no momento de fechar as compras também foram queixas comum, assim como taxas de frete que "compensavam" o "desconto oferecido sobre o produto".

Várias empresas bateram os próprios recordes de reclamações em um só dia neste ano. As empresas do topo do ranking ultrapassaram essas marcas com apenas 6 horas de promoção.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque