Half-Life, que revolucionou os jogos de tiro em primeira pessoa, faz 15 anos

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

Sem Half-Life não teríamos Counter-Strike, um jogo essencial na formação da cultura do multiplayer online

IMAGEaHR0cDovL2JsdS5zdGIucy1tc24uY29tL2kvMTAvNDMzQzQ2NTdDQ0Y4QURFOUVDMDI1RjU2QUE2NTEuanBn

Um dos melhores shooters já criados completa 15 anos nesta terça-feira, 19 de novembro. É isso aí, já faz mais de uma década que o clássico Half-Life foi lançado para mudar nosso conceito do que é um bom shooter. Alguém mais aí está se sentindo velho?

Em 1998, uma pequena desenvolvedora chamada Valve se uniu à imensa e poderosa produtora Sierra para lançar um joguinho que mudaria completamente nossa perspectivas sobre os shooters e se tornaria uma das pedras fundamentais na formação desse monstruoso e poderoso mercado que temos hoje ao redor do gênero de tiro em primeira pessoa. Esse jogo se chamava Half-Life.

Antes dele, o mercado não dava muita atenção para shooters. Eles eram divertidos, claro, mas eram experiências efêmeras demais, injustificadas demais. Quake e Doom eram ótimos, mas um tanto curtos e repetitivos.

Half-Life tinha algo a mais. Ele tinha uma história interessante com personagens bacanas, um clima que variava entre aterrorizante e frenético em poucos segundos e uma narrativa que fazia você realmente se sentir no papel de Gordon Freeman, aquele nerd calado que se viu no meio de uma briga intergalática matando aliens para sobreviver. Era a maneira como Half-Life colocava suas cartas na mesa, de maneira compassada e bastante intrigante, que chamava a atenção naquele jogo.

IMAGEaHR0cDovL2JsdS5zdGIucy1tc24uY29tL2kvMkUvMTdDMDJGRTE3MzU2MTM5QkQ0NDM2MUZDOTE1MTcuanBn

Bem, isso e o fato dele ser um bom shooter de modo geral. Poucos jogos até hoje trazem mais satisfação para o ato de apertar um gatilho e acertar um headshot. Poucos jogos até hoje conseguem te colocar em situações tão desiguais de combate com apenas algumas balas na metralhadora e fazer você se sentir um herói de filme de ação dos anos 80, correndo e matando e pulando seu caminho até a vitória. E poucos shooters valorizam tanto os seus momentos de silêncio e exploração. Half-Life é uma daquelas belas montanhas-russas em que até mesmo as subidas podem ser emocionantes.

Temos muito a agradecer por esse jogo que alavancou a Valve para a empresa de sucesso que ela é hoje. Sem Half-Life não teríamos Counter-Strike, um jogo essencial na formação da cultura do multiplayer online. Sem Half-Life, não teríamos o Team Fortress 2 que vocês amam até hoje. Não teríamos Portal e toda a genialidade narrativa desse puzzle em primeira pessoa. Sem Half-Life, provavelmente sequer teríamos um Steam para amar e glorificar e gastar todas as nossas economias a cada promoção.

Obrigado, Half-Life. Você é uma das coisas mais importantes que já aconteceu para os jogos de PC, e para a indústria em geral.

WXNOTHBaOEZYSVE=

Anônimo
Anônimo