Pesquisadores do MIT criam superfície incrível que assume formas tridimensionais em tempo real [Vídeo]

#Notícia Publicado por Enigma.pbs, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50aGlzaXNjb2xvc3NhbC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTEvaW5mb3JtLTMuanBn

A gente já conhece vários exemplos de tecnologias capazes de representar nossos movimentos virtualmente, como é o caso do Kinect. Mas e se os seus gestos pudessem ser reproduzidos fisicamente, por meio de uma superfície que assume as formas de seus braços, por exemplo? Pois é justamente uma tecnologia assim que o MIT Media Lab acaba de apresentar.

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5nYXdrZXJhc3NldHMuY29tL2ltZy8xOTVjajZ3cXcxOW16Z2lmL2t1LXhsYXJnZS5naWY=

Fruto de uma pesquisa de nome inFORM conduzida por alunos da instituição e liderada pelo professor Hiroshi Ishii, esta superfície assume formas tridimensionais em tempo real. Para isso, um conjunto de câmeras e sensores mapeia o formato do objeto observado, identifica os movimentos que estão sendo feitos (que, na prática, consistem na alteração da forma) e envia os dados para um computador.

Cabe à máquina transformar estas informações em coordenadas que são transmitidas ao equipamento. Este, por sua vez, é composto por hastes retangulares que se elevam até determinada altura para "imitar", com o máximo de fidelidade possível, o formato do objeto mapeado. Não entendeu? Então veja o vídeo:

eVdMdlE5dS11XzA=

Impressionante, não? Além de imitar as formas capturadas pelas câmera, também é possível fazer a invenção modelar projetos desenvolvidos no computador. A partir daí, dá para imaginar as utilidades que um dispositivo como este pode ter: jogos, maquetes que assumem várias formas (recebendo inclusive instruções remotas), mapas 3D e, com versões mais sofisticadas, até mesmo simulações de objetos.

b3VQOXhOdWprTm8=

Veja mais informações no site oficial: http://sploid.gizmodo.com/we-just-released-an-official-video-of-the-project-here-1463125705

Vinicius
Vinicius #Enigma.pbs
, RJ
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.